Introdução. “não deve haver divórcio entre moral e religião; a cruz e a ética devem caminhar de mãos dadas”

Inicio nosso estudo com a frase de João Crisóstomo; um dos pais da igreja que viveu em meados do século IV. É lamentável o que vemos nos círculos eclesiásticos um numero considerável de pseudolíderes que no afã de promoverem a si mesmos, prescindem da verdade buscando um sucesso meramente profissional. E nessa busca tresloucada esquecem-se tais líderes que devemos buscar a “promoção do evangelho, e não a promoção do evangélico”.

 

I – FALSOS DOUTORES E PROFETAS

 

1. Uma avalanche de heresias  (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros. A quem funda uma heresia dá-se o nome de heresiarca. O termo grego referia-se, em certa época, a grupos ou seitas num sentido neutro (At 24.5). Foi usado por Paulo para referir-se a grupos que provocam divisões (1Co 11.19; Gl 5.20), e veio a denotar ensinos específicos de tais grupos.

 

Paulo ordena a Timóteo que no exercício de se transmitir a verdade do evangelho, é preciso ter a consciência da necessidade de aprender a “manejar bem” a palavra da verdade “... que maneja bem a palavra da verdade”. (2Tm 2.15) A palavra “maneja bem” no grego, literalmente significa “cortar reto”

A idéia era o não desvio doutrinário; seguir em linha reta sem desviar-se para a direita ou para esquerda. O termo é emprestado do trabalho do agricultor que utilizando o seu arado precisaria ter o cuidado de não fazer os sulcos da terra saírem da linha reta (Lc. 9.62)

 

2. Falsos mestres e falsos profetas

 

Os líderes cristãos que realmente se preocupam em conservar uma doutrina sadia, precisam entender que apesar de os heresiarcas serem falsos, eles são “mestres” em falsificar a verdade do evangelho. Urge em nossos dias um compromisso mais sério com a palavra da verdade e um interesse com o seu  estudo “Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus” (2Co.17) Recentemente ouvindo o rádio de uma denominação neopentecostal, o seu líder principal aconselhando uma jovem que havia contraído uma gravidez indesejada, dizia pra mesma que o melhor caminho seria o aborto, pois as crianças que ora estão nascendo, “nascem para o diabo”

 

3. A falta do estudo bíblico no meio pentecostal

 

“Tem cuidado de ti mesmo” (1Tm.4.16). A recomendação de Paulo “Tem cuidado de ti mesmo” soa de forma diferente ao contexto vigente, isso porque alguns   

tem cumprido apenas a primeira parte do texto, mas a segunda nem ao menos se interessam, que aliás, os mesmos estão dentro do contexto de segundo aos Coríntios capitulo 12 e versículo 15 (embora num sentido negativo) “Eu de muita boa vontade gastarei” (o dinheiro das ofertas, o tempo na TV, no entretenimento) agora, eles não querem cumprir a segunda parte do texto “... e me deixarei gastar pelas vossas almas”

O verdadeiro ministro de Cristo cuida de si mesmo no sentido ético e espiritualmente estar preparado; cuida da doutrina no sentido de zelar por ela estudando para apresentar uma mensagem genuína “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! (Sl.119.97) e cuida das almas que Cristo lhe confiou num sentido de conduzi-las a salvação. (A teologia do na marginegue, ETs na bíblia, as expressões esquisitas por pregadores)

 

II.  A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS

 

1. Os ardis de Satanás

 

Em 2 Timóteo 3.5 o apóstolo Paulo adverte-nos que muitos estão entre nós com a “aparência de piedade”. Esses são os que devemos ter um maior cuidado e pedir a Deus o discernimento espiritual para desmascararmos os mesmos com a exposição da verdade. São os dissimulados crentes que apresentam até um suposto “fogo” espiritual, mas que na verdade estão cheios de adultérios e fornicações.

 

2. Palavras persuasivas

 

Há muitos entre nós que se utilizando de argumentos sofismas, procurando justificarem seus comportamentos aéticos (Ficar, beber cerveja, masturbar-se)

Respostas na ponta da língua: a pergunta no bar, onde Deus estava... Etc.

A palavra persuasiva em seu sentido negativo apresentado por Paulo significava “crédulo” aqueles que se deixam persuadir rapidamente.

 

3. Ninguém vos faça presa sua

 

A palavra “cuidado” de Colossenses 2.8 no grego “plepo” que significa “ver” que também era usada para indicar “cuidado”. Portanto devemos pensar aqui na idéia da cautela. Paulo indicava que aqueles crentes deveriam exercer seu bom senso espiritual, a fim de evitarem as doutrinas falsas e prejudiciais, com tudo quanto degrada de Cristo e do seu evangelho. A preocupação do apóstolo  Paulo segue quando adverte os crentes a terem o cuidado para não serem “enredados” no grego “sulagogeo” que significa “levar como despojo”, “tomar cativo”. Os falsos mestres poderiam tomar os incautos como presa. Na verdade somos que “devemos levar cativo todo pensamento dos homens à obediência de cristo” (2Co.10.5)

 

III. A IGREJA É A GUIARDIÃ DA SÃ DOUTRINA

 

1. A sã doutrina    

 

Que a Bíblia é o nosso manual ético todos nós cristãos sabemos, mas também sabemos que isso não é aceito pela sociedade pós-moderna. Não são poucas as pretensões humanas de tentar suplantar a verdade e rebaixá-la a uma categoria de inferioridade. A cada dia nos surpreendemos com as invenções que procuram inverter o irreversível, leis que confrontam a própria lei; batalham para dirimir a verdade afirmando que a verdade é que não existe a verdade; na verdade é uma verdadeira incongruência tal assertiva. Pra essa sociedade o que vale é o que não vale. Verdade é o que cada um diz, e dizer a verdade nos dias atuais constitui-se um grande desafio. Quem pensa que dizer a verdade é dizer o que pensa está equivocado. A verdade é absoluta, universal e está acima dos valores e padrões meramente humanos. Precisamos ser uma voz profética e poderosa para “derrubarmos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus” (2Co 10.5) além disso é preciso fazer-lhes calar (Tt.1.11)

 

2. Examinemos tudo

 

O que nos afasta de um conhecimento espiritual e sólido é o fascínio pelo transcendente e o misticismo. São muitos os abusos e absurdos baseados em um pensamento pobre do verdadeiro conteúdo bíblico. Há alguns exemplos de supostas visões e revelações como se segue: Paulo se apresenta, tomate, muriçoca de biquine.

No contexto de 1 Ts. 5.21 Paulo está tratando sobre o uso prático dos dons espirituais onde o discernimento é imprescindível.

 

3. Sólido mantimento

 

“Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual” (1Pe. 2.2)

 

Três coisas podem estar acontecendo com o crente quando nele não há o apetite espiritual

1. Ele possui uma grande probabilidade de nunca ter nascido de novo, por isso é necessário começar tudo de novo “como meninos recém-nascidos”

 

2. Ele deve estar se alimentando em outro lugar por isso não sente falta do “puro leite” “Contentes com a terra, ficamos satisfeito sem o céu”

 

3. Ele deve estar enfermo espiritualmente. “Desejai ardentemente” no grego significa “anelar” “desejar muito” mostra que assim como uma criança toma o seu leite como se sua vida dependesse do mesmo; e assim acontece. De igual modo, o crente deveria anelar pelo leite espiritual que é a palavra de Deus.

 

Conclusão.  Mensageiro que não prega a cruz, ele mesmo precisa ser um crucificado. Só viveremos a pureza do pentecostes se vivermos e pregarmos a pureza da mensagem da cruz sem mistura e sem essa miscigenação cultural e conceitual que ai estar.