A paisagem da Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, é marcada pela existência de morros cobertos por pastos. A região é grande produtora de gado, para corte e produção de leite e derivados. Quem não conhece o queijo mineiro do lugar? As opções para se comer um queijinho típico são inúmeras pois cada grande produtor ou tem o próprio laticínio ou produz leite para um laticínio vizinho. Grandes empresas fabricantes de queijos e leite se encontram na região, como a Boa Nata, Cruzília, Parmalat... Sem contar os pequenos produtores que ainda produzem o queijo artesanal, que, por não ser pasteurizado, se torna mais consistente e saboroso, sendo muito apreciado pelos turistas e moradores da região.

Através dos contatos que temos com pecuaristas, percebemos que investir em gado é considerado como de lucro certo. Temos anunciado diversas propriedades rurais em nosso site – http://www.imoveismantiqueira.com.br/index.html  – boa parte delas toda coberta por pastagens, preferencialmente pelo capim braquiária. A maioria conta ainda com boa quantidade de água, uma grande riqueza da região, o que facilita a produção. A luz na zona rural deixou de ser um problema depois do sucesso do programa luz para todos. Ou seja, mesmo que a o empreendedor não queira viver na região, trata-se de um investimento interessante no curtíssimo prazo.

Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados. O principal, ao meu ver, é a questão ambiental. Se faz urgente, tendo em vista a situação envolvendo as mudanças climáticas e as novas exigências do mercado, que o pecuarista esteja atento às leis ambientais. Elas não são um problema. Pelo contrário: se forem seguidas garantirão a sustentabilidade do negócio. Seria interessante também o produtor realizar um estudo sobre Agrofloresta, sistema que reconcilia a criação de animais com as florestas.

 

http://www.imoveismantiqueira.com.br/ref_109_46.html

http://www.imoveismantiqueira.com.br/ref_113_48.html