DESTAQUES DO EVANGELHO DE MATEUS

 

1.21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. A palavra de Deus não diz que Jesus salvaria o seu povo NOS seus pecados, mas DOS seus pecados. Isto significa que Jesus veio para nos livrar dessa coisa asquerosa e incômoda que se chama pecado.

 

1.25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito e pôs-lhe por nome Jesus. Traduções espúrias estão circulando em nossa pátria e em outros países. Existem bíblias que só dizem que Maria deu à luz a um filho. O artigo indefinido pressupõe que ele era simplesmente um menino qualquer. Eles também seccionaram uma parte do versículo e cortaram o termo “primogênito” para respaldar a heresia romana que Maria só deu à luz a Jesus e a nenhum outro filho.

 

2.12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. Deus se revela com divinas revelações através de sonhos.

 

5.9  Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. No original a palavra “pacificadores” significa “quebradores de barreiras”.  

 

6.10  Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Em nenhuma Bíblia encontramos a expressão romana, “venha a nós o teu reino”. Por quê? Porque o pedido é que o reino de Deus venha para o mundo, porque para nós ele já veio.

 

6.13  E não nos induzas à tentação mas livra-nos do mal porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Esta tradução está péssima. Deus não induz ninguém à tentação. A melhor tradução é “não nos deixes cair em tentação.

 

9.13  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Baseados em parte deste versículo há muitos que divulgam uma expressão que não é verdadeira, isto porque traduções espúrias não colocam o versículo completo. Você poderá encontrar carros com adesivos como este “Não vim chamar os justos, mas os pecadores”. Desta maneira parece que Jesus está justificando os pecadores do jeito que eles são, mas ele veio chamar os pecadores ao arrependimento.

 

13.19,23.  Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração este é o que foi semeado ao pé do caminho. Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Para pertencer ao reino de Deus tem que ouvir a Palavra e compreendê-la. A boa terra recebe a semente e compreende a palavra, logo dando fruto. O reino de Deus é uma questão de entender o que é revelado pela palavra. Quem entende o que Deus diz, é salvo, quem não entende está perdido.

 

13.30. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Considero este um dos textos mais tremendos da Bíblia. Jesus afirmou algo que parece incrível e impossível, mas é verdadeiro. O joio, que significa a congregação dos perdidos que está misturada com os salvos, não pode ser extirpado antes do tempo e o que é mais incrível é que o joio cresce junto com o trigo. Até apresentará dons espirituais, mas é tudo falso, manufaturado.

 

13.55,56.  Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Sem qualquer sombra de dúvida Jesus teve vários irmãos. O dogma da eterna virgindade de Maria é uma doutrina que só convence a mentes infantis e manipuladas pelo fanatismo. A família de Jesus podia ser composta por umas dez ou doze pessoas, talvez mais. Existem alguns que inventam que José, marido de Maria, era viúvo quando se casou com ela e trouxe com ele um montão de filhos. Dá para acreditar?!!!

 

28.19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Este texto foi acrescentado por Tertuliano no ano 197 d.C. A igreja passou 300 anos batizando em nome de Jesus. Somente depois do Concílio de Nicéia de 325 d.C. foi que ela começou usando a fórmula de Tertuliano que não se encontra no original e que, curiosamente não aparece em nenhum outro Evangelho. Só aparece no Evangelho de Mateus.

 

Através destes simples comentários você pode entender que existem muitas coisas hoje, em nossa religião evangélica, que precisam ser revisadas.