Autora: Lucilene Souza de Brito, Sandra Costa Lemes.

Este artigo tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar, sobre o desperdício da merenda, muito se fala em desperdício porem pouco se sabe, na realidade hoje no Brasil tem muita gente morrendo por falta de alimento, vivemos em um País desigual quem tem muito desperdiça e quem não tem nada morre de fome, e isso é sério, precisamos conscientizar os educadores para que eles por sua vez conscientizem nossos alunos para que no futuro tenhamos um País mais justo.

Desperdício na merenda escolar não é aquilo que sobra na panela e sim aquilo que vai para o lixo, e um dos motivos que isso acontece seria a falta de conscientização dos educadores de maneira geral, para não haver desperdício em uma escola todos tem que trabalhar de maneira conjunta, em prol de um objetivo único a ser alcançado, e isso começa nas cozinhas escolares com a merendeira que por sua vez tem o papel de passar de forma direta ou indiretamente para os educadores e alunos a importância de não desperdiçar, para que assim os professores repassem para os alunos através de projetos essa importância, vivemos em um País carente de conhecimento e só o conhecimento é capaz de transformar a vida do ser humano.

Uma dica muito valiosa para as merendeiras é controlar a quantidade de comida colocada no prato. e que a repetição seja feita de maneira consciente pelos alunos, pois a repetição tem que ser feita pelo aluno que realmente ainda esteja com fome. Com relação a sobra da panela que a merendeira posso fazer o armazenamento de forma adequada dessa sobra para que possa ser reutilizada com segurança, utilizando a criatividade de cada merendeira. Para que assim o desperdício seja menor e a conscientização de um mundo mais justo seja maior.

Por fim um aluno bem alimentado com certeza aprende melhor, e com o conhecimento podemos mudar a realidade do nosso planeta. Vamos todos juntos e unidos em busca do “desperdício zero” para um futuro mais saudável e melhor.