DESPERDÍCIO DE  ÁGUA E VOTO

Muito se tem falado   na  redução do consumo de água no estado de São Paulo devido a falta de chuva e consequentemente, a queda  do volume de água  no Sistema Cantareira. Tal situação, deveria estimular a população  para combater não só o desperdício de água, mas o desperdício do votos nas eleições.

É fato inquestionável que a água é um recurso natural que deve ser usado  por toda a população com consciência e responsabilidade -  questionável é a confiança que cada  eleitor   deposita nas urnas.

Se a população carece de mudança   de hábitos para economizar  água, o  mesmo poderia ser feito  com relação aos governantes eleitos,  exímios esbanjadores  do  dinheiro público. Porque votar continuamente  em um mesmo candidato  constitui um  desperdício de voto.

Se o vazamento de água é um grande vilão do desperdício, imagine o  vazamento do dinheiro público em  mãos desonestas? Incalculáveis somas vazando diariamente dos cofres públicos?

O banho demorado é outra causa de desperdício de água, maior é o   banho de água fria que a população recebe diariamente dos governantes que votaram. Um banho monumental com repetidas lavagens - lavagens substituídas  por   projetos assistencialistas  em detrimento a melhores  condições  de vida.

É  o trabalho honesto  e bem remunerado  que dignifica o homem, não pacotes de bondades,  e  o dinheiro, tal como a água , mal  aplicados ,  não atendem ao longo prazo,  as necessidades da população.

Não é surpresa que o vaso sanitário apareça  como outro vilão do  desperdício – são muitos dejetos espalhados na sociedade, sobretudo,  que saem  das bocas dos políticos, sendo  necessário diversas  descargas para acionar.

Desperdício visíveis, presentes no uso da água, nos discurso de  palanques,  de votos. Desperdício que poderia ser combatido, exterminado. Evitar o desperdício, seja da água ou do voto, é uma atitude de sabedoria.