A maioria dos municípios brasileiros tem problemas relacionados ao lixo. Existem locais onde não há recolhimento nenhum, em outros, recolhe-se apenas o lixo dos bairros centrais, os municípios mais desenvolvidos já conseguem recolher a maior parte do lixo da população. Os que conseguem recolher a maior parte do lixo ainda têm que melhorar a sua destinação, aumentando a quantidade que é reciclada e a que é transformada em adubo orgânico, diminuindo a quantidade de rejeitos.

Além de restos de alimentos e material reciclável, apresenta grande número de materiais que podem causar danos aos ecossistemas e riscos à saúde humana: o alumínio, presente em cosméticos e maquiagens; o níquel e o cádmio, presentes nas pilhas e baterias; o mercúrio, que é um metal tóxico presente nas lâmpadas; e o amianto, presente nas pastilhas e lonas de freios, que pode se acumular nos pulmões. As cidades ainda produzem diversos resíduos industriais e o lixo hospitalar, já o lixo nuclear é problema a parte, de difícil solução.

A coleta seletiva permite separar o lixo orgânico de materiais inertes, tais como vidro, papel, alumínio e alguns tipos de plástico. O material orgânico pode ser transformado em adubo, após passar por um processo de decomposição controlada, que pode ser a biodigestão ou a compostagem. Os materiais inertes podem ser reutilizados ou reciclados, pois só assim acontecerá a preservação de recursos naturais ambientais, a diminuição da população e da quantidade de lixo.

Ivoneide Medina Vani