A desigualdade social, segundo alguns estudiosos se deu início com o capitalismo, o qual é um sistema econômico que visa lucro através do poder e exploração.  

 Na concepção de alguns autores como Rousseau, que acredita que essa desigualdade pode ser estabelecida de duas maneiras, tanto física ou politica. A primeira se da pelas características de força fisica, ou idade, saúde. E na segunda, que também pode ser chamada de moral, quando é consentida pela maioria das pessoas. 

E na concepção de Karl Marx, a desigualdade social é feita por essa separação de classes, nas quais existem as que predominam e utilizam de desse meio que é a desigualdade, para dominar as classes que são atingidas por seus efeitos , como  miséria, fome, desemprego, violência, entre outros. 

 É possível identificar no Brasil o inicio dessa desigualdade social, historicamente falando, com a escravidão, onde houve uma grande exportação de negros na época, e sendo também um dos últimos países a liberta-los.  

Posteriormente com o desenvolvimento econômico que ocorreu, fez com que gerasse muitos efeitos negativos no país, a não oportunidade de uma educação de qualidade é uma delas, nem todos os brasileiros adentram em um faculdade, por não possuir condições ou pelo número de universidades públicas não atenderem a todos. Portanto, faz se necessário a presença de um Estado democrático, para que possa combater ou reprimir essa desigualdade.