A desigualdade, segundo Rocha (1998), é um problema que chama a atenção de vários países, que buscam combatê-la de diversas formas. No Brasil, um fato que ganhou muita importância ao longo do tempo foi a questão das desigualdades regionais, que vem sendo combatida pelo Estado através de políticas públicas, planos de ação e fundos de investimentos. (COSTA; MAGALHÃES; PEREIRA, 2012).

      De acordo com Santos e Pales (2012), o estado de Minas Gerais é um grande representante do Brasil na questão do desenvolvimento regional, já que este é considerado um estado heterogêneo. Sendo assim, o objetivo do artigo é analisar a desigualdade regional e os resultados de políticas implementadas no norte de Minas Gerais, sendo esta, uma das mesorregiões do estado.

      O trabalho será dividido em quatro seções, sendo a primeira e a última, a introdução e as considerações finais, respectivamente. A segunda seção aborda o referencial teórico do artigo, ressaltando o conceito de desigualdade regional e de região, além dos principais modelos relacionados ao desenvolvimento regional e a importância do planejamento para a redução das desigualdades entre regiões. Por fim, a terceira seção abrange o estudo de caso do norte de Minas Gerais, analisando as características, a história e a atual situação da região estudada, assim como as ações do Estado na região e seus resultados para a redução da desigualdade regional.