Para este tipo de ação, os equipamentos mais comuns são as unidades de destilação. Esta submete o óleo a pressões reduzidas e a temperaturas elevadas, suficiente para fazer a água dissolvida e livre entrar em ebulição ou  vaporizá-la do óleo.

Neste caso, temos que tomar precauções para que a temperatura utilizada não degrade o óleo lubrificante (cuidado com a temperatura do filme da película dos aquecedores, conheça a temperatura de trabalho do lubrificante).

Termovacuo

Um método semelhante, em funcionamento, porém trabalhando em temperaturas menores é o de TRANSFERÊNCIA DE MASSA. Neste caso a transferência de massa é aumentada pela criação de uma grande área de superfície de contato fluido/ar.

Este princípio pode ser aplicado em reservatórios grandes de sistemas de lubrificação onde haja um exaustor no topo do tanque. A água evapora no óleo (no reservatório) e satura o ar acima deste com a umidade. Substituindo este ar por ar fresco,  a água e o ar saturado que havia no sistema saem mesmo antes que a esta possa condensar na superfície do reservatório.

Para um melhor aproveitamento do sistema de desidratação, os tanques devem ser revestidos com tinta especial (epóxi) a fim de evitar a corrosão (óxido de ferro) na superfície  acima do nível de óleo lubrificante.

A entrada de ar fresco no tanque deve ser protegida por filtros especiais para evitar contaminação com sólidos e água. A filtrabilidade de um óleo é fundamental no seu desempenho e deve sempre ser monitorada, a fim de mantermos um sistema isento de partículas com boa fluidez nos componentes.

Filtragem de Lubrificantes

Materia : Blog da Lubrificação Industrial