DESFAZENDO OS MITOS DA PRAGMÁTICA

                                             Joelma Gonçalves da silva maia

 RESUMO

A proposta desse artigo é apresentar a aplicabilidade da pragmática na vida através da visão filosófica e exemplificar como isso se traduz na linguagem.

O pragmatismo é uma doutrina filosófica que surgiu no século XIX,nos Estados Unidos,propondo determinar o significado dos termos fundamentais da linguagem a partir de sua contextualização prática.

Os filósofos que lançaram as bases do movimento pragmático foram Charles Sanders Peirce, William James , dentre outros pensadores.Contudo é preciso unir as contribuições de John Dewey.Esses pensadores tiveram valiosa importância  nos estudos desse assunto.

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os conceitos da pragmática e do pragmatismo,bem como as oposições teóricas a esses temas trazendo ,com essas oposições, alguns mitos.Propõe-se desfazer esse mitos através de explicações que são dadas pelos teóricos que abordaram esse tema, com o propósito de um melhor entendimento sobre o assunto,quebrando assim,os mitos sobre a pragmática dentro de uma visão filosófica.

Palavras- chaves: Pragmática,filosofia,linguagem.

               Com teorias tanto filosóficas quanto científicas,pode-se explicar os conceitos teóricos usados,não pela sua definição,mas através de seu uso nas explicações dos fenômenos.

                                                    Robert Stalnaker

INTRODUÇÃO

 O uso do termo pragmática e pragmatismo vêm sendo utilizado como se fossem iguais,o que é um equívoco.É preciso diferenciar esse termos,já que devido aos estudos,o termo pragmática esta ligado à linguagem e no uso prático da linguagem e o termo pragmatismo se refere a uma corrente filosófica.Embora esses termos se aproximem muito, faz-se necessário não confundir.

  É importante dizer que muitas são as oposições a esses temas sendo construídas várias contraposições. A finalidade deste trabalho é desvendar esses questionamentos, através de conceitos da corrente filosófica que aborda o pragmatismo demonstrando como utilizamos na vida prática.

  Sobre o significado da palavra pragmática, Danilo Marcondes é claro quando diz:

     MARCONDES (200,P.40)

                                                      Rudolf Carnap (1938) definiu a pragmática como o estudo da linguagem em relação aos seus falantes, ou usuários (...), mais recentemente o termo pragmática passou a englobar todos os estudos da linguagem relacionados a seu uso na ,comunicação.Uma outra concepção de pragmática se desenvolveu com base em correntes na filosofia da linguagem e na linguística que valorizam a linguagem comum e o uso concreto da linguagem como a principal instância de investigação da linguagem,tratando a semântica e a sintaxe apenas como construções teóricas.A filosofia da linguagem ordinária de Gilbert Ryle,a teoria dos atos da fala de Austin a concepção de jogos de linguagem de Wittgenstein, e mesmo a semiótica de Umberto Eco,dentre outras podem ser incluídas  nessa vertente.Trata-se basicamente de uma visão filosófica segundo a qual o estudo da linguagem deve ser realizado  em uma perspectiva pragmática,ou seja,enquanto prática social concreta,examinando,portanto,a constituição do significado linguístico a partir da interação entre falante e ouvinte,do contexto de uso,dos elementos socioculturais  pressupostos pelo uso,e dos objetivos,efeitos e consequências desses usos.A pragmática não seria assim apenas um segmento dos estudos da linguagem,mas o seu campo privilegiado.

Como podemos observar a pragmática apresenta contextos diferentes em sua aplicação, mas sem perder o foco no uso prático.

 Justifica-se o estudo desse assunto, pois é notável a utilização da pragmática no cotidiano, principalmente no modo como relacionamos a teoria com a prática,isso se da na linguagem mas também se da na convivência social.Por isso faz-se importante apresentar não só a pragmática como área da linguagem mas também os estudos sobre pragmatismo como corrente filosófica.É preciso analisar algumas oposições a ideia para que se possa analisar afundo as questões que regem a pragmática ou pragmatismo,mesmo que essas oposições venham a  ser consideradas mitos.

DESENVOLVIMENTO

 Antes mesmo de analisar os estudos sobre o tema, faz-se necessária a apresentação do significado do termo.Seja como segmento do estudos da linguagem ou como campo de estudo da filosofia,”pragmática” vem do grego pragma que significa coisa,objeto no sentido de algo feito ou produzido e o verbo pracein que significa agir e fazer.

Sobre o significado do termo, James diz:

                                                    O termo deriva da mesma palavra grega “pragma”,que significa ação,do qual vêm as nossas palavras:prática e prático.Foi introduzido pela primeira vez em filosofia por Charles Pierce,em 1878,em um artigo intitulado “Como tornar claras nossas ideias”,publicado no “Popular Science Monthy” de janeiro daquele ano(James,1979,p.10).

   Os estudos sobre a corrente filosófica do pragmatismo, começaram nos Estados Unidos no final do século XIX, período de desenvolvimento e consolidação do capitalismo industrial,com contribuições de grandes pensadores dentre eles,Willian James,que teve o pragmatismo como um caráter mais psicológico e moral , Charles Sanders Pierce ,que se destacou no campo da semiótica.E também,John Dewey,que voltou a filosofia para prática,preocupando-se com a política,a educação e a moral, mostrando em seus trabalhos as especificidades dos fundadores do pragmatismo filosófico.O pragmatismo deweyano,teve sua apropriação no Brasil,durando de 1950 a 1960,não admitindo os progressos das técnicas senão para fins de alteração nos próprios objetivos da educação,objetivos consideráveis variáveis no tempo e no meio,segundo as alterações da vida social decorrentes da experiência,sendo essa a filosofia de educação de Dewey.

 Segundo Jayme Abreu pode-se distinguir em três grupos de filosofias educacionais:

                 1. Autoritarismo educacional significa a atitude daqueles que pensam e agem como se a educação fossem determinada, em todos seus aspectos importantes, pro influências exteriores ao indivíduo defendendo e sustentando teorias que justificam esse controle e direção exterior. É a teoria da contingência objetiva, que enfatiza a ambivalência externa. [...]

                2. O laissez-faire educacional significa a atitude assumida por quantos pensam, sentem e agem como se a educação, em todos os seus aspectos importantes fosse determinada por fatores inerentes aos próprios indivíduos, justificando a manifestação, desenvolvimento e realização diretos das tendências individuais. [...].

                3. O experimentalismo educacional consiste em determinada atitude que muitas pessoas frequentemente assumem o pensamento, sentindo e agindo seja em relação a assuntos educacionais, seja quanto a princípios e teorias, que lhe prestam base intelectual [...]É a teoria de contingência que afirma que a experiência educativa é função da interação,indivíduo-meio.(ABREU,1958,p.73-76).

 Sempre se preocupando com a produção do conhecimento,o pragmatismo esteve presente no pensamento de Peirce e Dewey,desenvolvendo os estudos sobre lógica,as noções de experiência e de problema, que ocupa boa parte da atenção dos filósofos pragmatistas.

 Na área da linguagem ,a pragmática é marcada por estudiosos como:Gilbert Ryle,Charles Morris,que se empenhou na relação de signo e significado com os interpretes e Ruldolf Carnap,que definiu a linguagem em relação aos seus falantes.E,lembrando principalmente de  Willtgenstein, que abriu dois caminhos denominados a virada da  pragmática,sendo estes, a filosofia da linguagem reformadora (paráfrase lógica) e a filosofia da linguagem descritiva,em que o pensador Austin,sucessor de willgenstein,abriu um novo campo da pragmática.

Charles e Ruldolf,distinguem os estudos da linguagem entre a pragmática,linguagem no seu uso concreto,semântica,que examina signos linguísticos em sua relação com os objetos a que se referem,e sintaxe,a relação dos signos entre si.

PRAGMÁTICA

A língua é essencialmente modelada pela realidade social e cultural,e a linguagem tem sido o centro do desenvolvimento social e cultural da humanidade.E no contexto do seu uso a linguagem é denominada,pragmática.

No uso da língua,as palavras podem assumir significados distintos,a pragmática estuda esses significados deduzidos a partir de um contexto extra-linguísticos.

A semântica e a sintaxe constituem a construção teórica,enquanto a pragmática estuda os significados linguísticos que vai além da frase,objetivando a comunicação.

Dois grandes momentos na vida teórica da pragmática, foram o clássico,apontando a existência da disciplina,e o moderno,em contextos conteporaneos em que a abordagem de fenômenos pragmáticos começaram a ocorrer.

Os estudiosos do ramo da pragmática,Charles Morris,Ruldof Carnap,entre outros,definiram a pragmática como relação entre a linguagem e seus falantes,evoluindo depois para uma compreensão filosófica em que vê-se a pragmática como prática social,analisando a interação entre quem fala e quem ouve,os elementos sócio-culturais em uso e ,também,efeitos e consequências desse uso contínuo.

PRAGMATISMO

A origem do pragmatismo em seu contexto histórico ,é importante pois permite um horizonte do início dessa escola filosófica.O surgimento se deu no período pós-guerra civil americana,e estabeleceu-se a relação entre Inglaterra e Estados Unidos,as colônias inglesas do norte dos Estados Unidos,sendo consideradas “nova Inglaterra”.

A Inglaterra sendo berço do empirismo,influenciou as ideias filosóficas,relacionando o empirismo inglês ao pragmatismo norte-americano.Mas pensadores como Dewey criticaram essa relação,principalmente no que diz respeito aos conceitos de experiência e conhecimento.Para Dewey o plano epistemológico deve resolver problemas práticos da vida dos indivíduos.Alguns desses argumentos de Dewey são:

                         São evidentes as desvantagens do pensamento puramente empírico.podemos chamar a atenção para três delas:(1) sua tendência para falsas crenças,(2)sua incapacidade de lidar com o que é novo e(3)sua tendência para gerar inécia mental e dogmatismo.(1959ª,p.190).

O pragmatismo é a corrente filosófica que se preocupa com a produção do conhecimento, pensamento presente em Peirce e Dewey.Os estudos sobre lógica,as noções de experiência e de problema ocupa boa parte da atenção desses filósofos pragmatistas.

Sobre pragmatismo Teixeira diz:

                                  A ciência não oferece senão um dado básico e jamais a regra final de operação .Esta há de ser descoberta no complexo da situação de prática educativa em que se encontrem professor e aluno,levando em conta todos os conhecimentos científicos ditos,isto é , de formação ou progresso humano do indivíduo , a que visam tanto àqueles conhecimentos

Ou seja, a visão do pragmatista,deve ser pensada sob o que é utilitário,o conhecimento deve se aproximar da experiência cotidiana.

DESFAZENDO MITOS

Há várias acepções de pragmática e pragmatismo,mas no geral,podemos dizer que toda atribuição tem como centro a prática,a experiência concreta de uso,desde signo e seus usuários até teorias e suas aplicações.

A filosofia da linguagem e o pragmatismo tiveram opositores, esses que levantaram questões, constituídas como “mitos”, iremos analisar algumas questões, relevantes  neste artigo.

A PRAGMÁTICA REDUZ O VALOR DE VERDADE

Esse conceito indica que a pragmática traduz a verdade como relativa às condições de realizações.

A argumentação de Bar-Hillel,prende-se na teoria de que a pragmática estaria articuladas à semântica das condições-de-verdade,já para Montague,a pragmática deveria seguir a semântica,trabalhando não só com o conceito de verdade e satisfação,bem como no contexto-de-uso.

A pragmática não reduz o valor da verdade,ela simplesmente critica uma verdade absoluta,definida independentemente de um contexto.

 A PRAGMÁTICA LEVA A VERDADE DO SIGNIFICADO AO RELATIVISMO

A pragmática tem a concepção de que o significado é relativo a contextos considerando as expressões linguísticas utilizadas em tal contexto.O uso envolve contextos específicos em que os significado se constitui.Afirma o relativismo é  dizer que todas as posições são igualmente válidas e é diferente de afirmar que o significado é relativo ao contexto.

Montague aceitou a pragmática como equivalente a semântica a noção de um mundo possível, para ajustar-se a de contexto-de-uso possível ou aspectos relevantes.

A PRAGMÁTICA ELIMINA A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA

A pragmática elimina a ideia tradicionalista de ciência como um conhecimento definitivo.

Os efeitos e consequências são fundamentais para avaliar resultados de experimentos científicos e para determinar que as hipóteses científicas são válidas.

A PRAGMÁTICA FAZ A ÉTICA PERDER SENTIDO

 Segundo esse questionamento o pode querer que os valores éticos dependam do contexto,pois o que se considera ético hoje,amanhã pode não ser,fazendo com que a ética perca o sentido.

O que o pragmatismo questiona é a existência de valores éticos absolutos independente do contexto.

 A PRAGMÁTICA INVIABILIZA A CRÍTICA

 O pensamento crítico segue parâmetros de verdade e validade.Se a verdade for  dependente do contexto,como questionar sua veracidade.Todo tipo de procedimento seria  válido inviabilizando a filosofia crítica.

A pragmática considera que só impossibilitaria a crítica ,quando ,a mesma,pressupõe uma verdade definitiva,mas não a exclui como possibilidade de se pensar alternativas.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Esse trabalho quis mostrar como a pragmática e o pragmatismo trazem contribuições importantes à vida prática tanto na área filosófica quanto na área da linguagem.

Com base em tudo o que foi apresentado, podemos concluir que a pragmática veio aos poucos se tornando indispensável no uso cotidiano,principalmente em relação ao uso da linguagem sempre considerando os fenômenos contextuais.

É inquestionável os fatores pragmáticos hoje na linguagem,e é impossível que eles estabeleçam base lógica sem termos de significação.

Filósofos buscam na pragmática o sentido da significação dentro de um contexto determinado, não pela teoria, mas sim pelas experiências vividas no cotidiano pelo ser humano, buscando não uma verdade absoluta, nem uma ética definida por uma verdade definitiva, mas por inferências espontâneas que a vida oferece.

Após as considerações sobre a natureza da teoria, podemos dizer que a proposta considera uma visão aberta no que diz respeito aos estudos de significação levando,  esse significado, a ser relativo ao contexto dos indivíduos.

Tentou-se sistematizar nesse trabalho questões que, deverão ficar mais claras,à medida que se desenvolve um modelo de abordagem pragmática.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARCONDES,D.Desfazendo mitos sobre a pragmática.Alceu,v.1,n.1,p.38-46,2000.

  JAMES,W.Ensaios de Empirismo Radical. Trad.P.R.Mariconda.São Paulo:Abril Cultural,1979.

ABREU.J.Filosofia da Educação e pesquisa educacional.Revista Educação e Ciências Sociais,Rio de Janeiro,v.3,n.7,abr.1958.

TEIXEIRA,Anísio.Ciência e a arte de educar.Educação e Ciências Sociais,Rio de Janeiro,v.2,n.5,1957.

Como Pensamos.Trad.H.C.Campos.São Paulo:Companhia Editora Nacional,1959a.

Costa,Jorge Campos da..A relevância da pragmática na pragmática da relevância.-Porto Algre:EDIPUCRS,2008.