DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL NA ESCOLA: PENSANDO NO FUTURO

Glauciene Alves Cardoso de Souza.

Ensinando hoje cuidando do amanhã, nós professores devemos cuidadosamente ensinar e incentivar os alunos a cuidar do futuro, pois cada dia que passa, observamos a destruição no universo, se não cuidarmos hoje, pode não haver o amanhã.

Quem vai sofrer com isso vai ser nossos filhos e nossos netos, mas creio que se ensinarmos direito nossas crianças, eles poderão mudar o futuro. Hoje muito se fala em sustentabilidade, mas muitos não sabem o que essa palavra tão bonita significa. Precisamos urgentemente trabalhar o desenvolvimento sustentável na prática, devemos ter atitudes, assim todos participam.

Devemos ter consciência que se não cuidarmos do nosso planeta o equilíbrio ambiental não existira no futuro. Percebemos que a escola que dedica á ecologia faz com que o aluno dedica sobre a sustentabilidade não só na escola, mas também em casa ou em qualquer lugar que esteja.

 Precisamos conscientizar os alunos que não devemos deixar torneiras abertas, devemos deixar as luzes apagadas quando não tem ninguém no ambiente e muitas outras coisas. Para isso devemos fazer palestras e teatros, pois devem os evitar panfletos, isso deixa nossa cidade suja.

Existem muitos questionamentos por parte dos alunos, devemos estar interagidos no assunto se não passamos vergonha. Mas com certeza quando falamos em sustentabilidade pensamos logo na mudança de comportamento das pessoas, mas para isso a escola deve ter um projeto sobre sustentabilidade para trabalhar com os alunos.

Devemos valorizar a prática incentivando os alunos a colocarem a mão na massa, por exemplo, uma horta na escola além de espaço livre, os alunos poderão ter contato com o verde, pegar as cascas dos legumes que servem na merenda da escola, para fazer de esterco para a planta. Isso é urgente, o planeta esta cada dia acabando.

Ultimamente estamos sofrendo com a mudança climática, isso nos assusta muito, mas somos nós mesmo que estamos trazendo isso para nosso mundo. Mas ainda da tempo, se corrermos atrás do prejuízo que muitos trazem.

Hoje podemos afirmar que há uma mudança muito grande, vimos tão perto de nós a falta de água que esta assolando uns estados no Brasil, e se não tivermos consciência vai chegar aqui no nosso estado.

Devemos debater com nossos alunos a gravidade da educação ambiental para o nosso planeta, tendo o foco no ensino: poluição, preservação, ecologia, ecossistema, desenvolvimento sustentável, o lixo, consumismo, desperdícios, sua redução, reutilização e reciclagem. Nossos alunos precisam saber a importância de cada um desses tópicos para assim ter consciência e ajudar a nova geração.

O progresso da sustentabilidade é aceitável e possível, mas pra isso essa ideia precisa ser trabalhada nas escolas com todos os alunos, funcionários e professores, com objetivo de formar cidadãos conscientes de suas obrigações com a preservação do Meio Ambiente. Então vamos colocar a mão na massa junto com nossos alunos.

BIBLIOGRAFIA:

SOUZA, Glauciene Alves Cardoso. Os obstaculos na leitura nas series iniciais. Artigo, 2014, Alto Araguaia – MT.