Desenvolvimento Sustentável e o Marketing Ambiental Positivo

            Partindo do pressuposto de que a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um procedimento voluntário das organizações, acreditamos que muito deve ser feito para que possamos sensibilizar nossos administradores para que possamos avançar na questão da preservação do meio ambiente no Estado do Rio Grande do Sul.

            Um fator de extrema importância é a conscientização das organizações sobre a real necessidade de se tomar medidas de prevenção do impacto ambiental, pois apesar de haver um consenso tácito a favor do SGA, apenas algumas empresas de maior porte estão efetivamente enquadradas nas normas de Gestão Ambiental.

            Fica claro que a maior barreira encontrada pelas empresas para a implantação da SGA é o fator econômico, pois as empresas que estão mais distantes de se enquadrar nas normas são as de pequeno porte, seguidas pelo grupo de empresas de médio porte, o que caracteriza que quanto menor a empresa, menos adequada as normas do SGA ela se encontra.

            Numa nova concepção de mercado, a realidade de hoje trás clientes mais exigentes com os aspectos politicamente corretos, ao qual se encaixa a preocupação com a preservação do meio ambiente, portanto, se as organizações quiserem sobreviver, seguramente vão ter que oferecer a seus clientes o que eles (os clientes) desejam.

            Sugere-se como uma possível solução para este problema, a abertura de linhas de crédito através dos agentes governamentais e sindicatos patronais da indústria, para que empresas que por motivos financeiros não estejam contemplados pelo SGA possam habilitar-se para este fim.

             Por fim, acredita-se que através de acompanhamento técnico específico na área ambiental, nossas empresas consigam criar mecanismos que facilitem um desenvolvimento sustentável em seus processos produtivos, criando assim um diferencial competitivo através do Marketing ambiental positivo.