Nota Introdutória

O presente artigo assenta-se na reflexão inerente à Desenvolvimento Humano Hoje.

Ao falarmos de desenvolvimento humano hoje, não podemos deixar de citar o autor soviético Vygostky, que foi um dos teóricos que buscou uma alternativa dentro de materialismo dialético para o conflito entre concepções idealistas e mecanicista na Psicologia.

O campo de Psicologia de Desenvolvimento, examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral, e formação da identidade.

Questões formuladas por psicólogos do desenvolvimento incluem as seguintes. São as crianças qualitativamente diferentes dos adultos ou eles  simplesmente  não têm simplesmente a mesma experiência dos adultos? O desenvolvimento ocorre através de uma acumulação gradual de conhecimento ou por mudanças de um estágio de pensamento ou outro? As crianças nascem com conhecimento inato ou elas percebem as coisas com a experiência? O desenvolvimento é direccionado pelo contexto social ou por algo dentro da criança?  Embora o Artigo não vá responder directamente as respostas, elas responderão a medida que iremos desabrochar “O Desenvolvimento Psíquico Do Adulto”, pois  esse  é o tema em estudo. Nele,  trazer a tona as formas comportamentais do adulto como membro de uma sociedade democrática. Descrevendo as características do adulto.      

É fácil compreende o comportamento psíquico do adulto partindo do conhecimento das teorias que vários autores contemporâneos, tais como, Freud, com a sua teoria psicanalítica, ao postular sobre a sexualidade, onde esclarece as origens dos vários problemas que um adulto pode enfrentar na sua idade adulta, principalmente ao se referir da regressão e recalcamento; do Piaget, que fala exactamente do desenvolvimento psíquico e do Erikson, falando do pensamento social.

Desenvolvimento é o estudo de mudanças que ocorrem em função de idade cronológica não é adequado, pois ter dois anos de idade significa apenas que dois anos decorreram entre o nascimento e o momento actual,(BAGGIO:2001:19)

O que interessa a psicologia de desenvolvimento são as mudanças do comportamento que encorrem não em função do tempo, mas em função de processos intra-organismicos e de eventos ambientais que ocorrem dentro de determinada faixa de tempo.

A peocupaçào fundamental da psicologia do desenvolvimento são as mudanças intra-individuais e ambientais que  levam a mudança de comportamento. Em suma pode-se dizer que a psicologia de desenvolvimento procura estudar as diferenças mudanças comportamentais que vão acontecendo ao longo da vida do indivíduo no momento do seu crescimento, desenvolvimento este que termina no fim da vida do indivíduo.

Desde o nascimento até a velhice, o individuo vai mudando o seu comportamento dependendo do meio aonde estiver, e isso irá influenciar na sua maneira de ser, caracter, personalidade.

Observamos uma mudança na maneira como se dirige ao meio social e aos objectos, claras tendências de se separar da familia, em muitos casos acontencem problemas de incodicionalmente aceites. Nos jovens regista-se uma grande insegurança, relactivamente ao próprio papel, muito mais notável em alguns e outros.

 A adolescência, é o período de desenvolvimento que marca a passagem da infância para a idade adulta. (PESTANA,PASCOA,2002:12)

As teorias de estagios da vida adulta enfatizam os desafios, os problemas, os conflitos e as mudanças intelectuais  e de personalidade que surgem em momentos diferentes, (DAVIDOFF,2001:462)

Nós observamos uma mudança de maneira como se dirige ao meio social e aos objectos claras tendências de se separar da família, em muitos casos acontecem problemas de rendimento escolar e da adaptação às normas de comportamento, que antes eram incondicionalmente aceites e que nessa fase eles são colocadas como hipoteses e as vezes analisadas e refutadas.

 Desenvolvimento Psíquico Do Adulto 

Segundo Mwamwenda (2005: 81) “desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento da capacidade mental da pessoa para pensar, raciocinar, interpretar, compreender, adquirir conhecimento, lembrar, organizar informação, analisar e resolver problemas.

Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. XX na área da psicologia do desenvolvimento cognitivo. Ele tenta explicar como os seres humanos adquirem conhecimentos acerca deles próprios, dos outros e do mundo que os rodeia e acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter pensamento simbólico e abstracto.

A Teoria de Piaget supõe que as pessoas desenvolvem esquemas (modelos conceituais) por assimilação ou acomodação de novas informações. Estes conceitos podem ser explicados como colocação de informação em esquemas existentes, e alterando esquemas existentes para acomodar nova informação, respectivamente (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget).

A cognição envolve a inteligência e a aprendizagem, a memoria e a linguagem, os factos e os conceitos e, todos os demais processos mentais referentes ao intelecto.

O desenvolvimento cognitivo tenta explicar como é que os seres humanos adquirem conhecimentos acerca deles próprios, dos outros e do mundo que os rodeia.

 Adulto

Entende-se por adulto uma pessoa com responsabilidades diversas, tem atitude e as assume.

 Um adulto deve ter bom senso, não agir por impulso de acordo com sua vontade apenas, e sim para um bem comum, agir de acordo com as leis, é uma pessoa independente das influências externas.

De acordo com a constituição da república de Moçambique, artigo 123/05 “adulto é considerado membro da sociedade com idade superior igual a 18 anos e que pode responder com juízo os seus próprios actos. Supõe-se que com 18 anos o indivíduo já superou as diferentes fases críticas que vários teóricos postulam como etapas com crise psicológicas pertinentes. Nesta idade o indivíduo já conquistou uma vasta gama de experiencias e, portanto, ele é moderador de si mesmo.

Uma pessoa se torna adulta a partir do momento em que seus valores mudam, passa a dar importância a outras coisas, sentimentos diferentes, deixa de lado coisas que até então eram importantes e passa a fazer, de fato, parte na sociedade.

Segundo Mwamwenda (2005: 72), a idade adulta cronologicamente vai  dos 20 aos 40 anos de idade. É marcada por seguintes aspectos:

  • Ø Independência económica (pagar a sua vida);
  • Ø Ter responsabilidade em casa;
  • Ø Estabelecer uma relação íntima.

Para Freud, o que caracteriza é a capacidade de ele possuir as duas instâncias do complexo psíquico: Ego e Superego. O Ego como instancia mediadora permite que a acção dos instintos não domine por completamente no indivíduo, devendo para a bem duma pressão que o Ego não consiga dominar o Superego interage permitindo assim, despertar a consciência do indivíduo em relação a possibilidade da anulação porque a moralidade social condena. Desta maneira o adulto participa e contribui conscientemente nas tarefas de suas comunidades com uma certa forma de conduta (Mwamwenda 2005: 103)

Características Do adulto

É considerado como principais características do adulto sua personalidade, tanto na vida profissional e familiar, saber qual à hora de se divertir, brincar e levar os assuntos a sério, bem como a sabedoria, a sua coragem, destemor e muitas outras coisas que nos fazem pessoas “grandes”. Quando se faz uma análise sobre o rendimento psicofísico do adulto verifica-se que este depende muito da actividade anterior e da actividade actual do sujeito e ainda das suas condições internas e externas. Quando se estuda o adulto deve-se portanto considerar a profissão, o estado de saúde e a orientação do indivíduo.

A sanidade psíquica e física do indivíduo depende do treino anterior, das medidas higiénicas (prática de desporto), da prática de leitura, isto significa que ela depende de exercício de actividade intelectual. Portanto, os maiores desequilíbrios que aparecem na idade avançadas são o resultado de desequilíbrios vividos ao longo do treino e da actividade. Exemplo, o professor ou alguém com maior actividade intelectual tem menos probabilidade de ter problemas psíquicos na velhice.

Com o desenvolvimento começam a surgir problemas como mudança de comportamento provocados pelo sistema neuropsicológico, caracterizado pela redução da tenção da actividade que se manifesta com o desaparecimento dos modos de reacção pouco utilizados. Como consequência surge a dificuldade de aprender novas coisas ou tarefas; a tendência prevalecente é de aprender fazendo e não recordando; há a realização adequada das actividades motoras quando mantidas num nível de actividade relativamente mais baixo e a actividade motora progressivamente se torna mais lenta; por outro lado, há a tendência de as doenças se ligarem a algumas pessoas. Ex: reumatismo, infecção ou mau funcionamento dos rins, doenças cardiovasculares, asma ou bronquite, etc.

O pensamento dos adultos é cristalizado e realiza fundamentalmente operações de análise e síntese. Contudo, com os mesmos pressupostos tanto o adulto com jovem perante um problema pode chegar as mesmas soluções.

Outro factor que influi grandemente nos processos psíquicos do adulto é os problemas que tem e que são próprios da idade. Exemplo: preocupações económicas, familiares, de serviço, etc, que a criança não os tem na mesma medida.

As emoções do adulto estão ligadas á produção hormonal (o fígado e as glândulas sexuais produzem muita hormona e isto cria um desequilíbrio emocional do adulto). As mulheres na menopausa tem um comportamento típico, em geral mudam de humor constantemente, devido à redução gradual da produção hormonal.

O adulto pode aprender novas profissões do mesmo nível, isto quer dizer que ele não sofre uma estagnação. Só que essa aprendizagem deve ter em conta o nível das experiencias anteriores. As profissões desenvolvem um comportamento específico no adulto.

O adulto tem maior consciência de si e por isso é necessário que se tenha um respeito por ele.

 

Nota Conclusiva

De acordo com o nosso estudo, chegamos a conclusão que adulto é um indivíduo que se localiza mais ou menos na faixa etária superior a adolescência. Sua experiência em termos cronológicos dita que ele é um indivíduo com uma alta capacidade reflexiva em relação a expressão dos seus próprios sentimentos.

O tornar-se adulto é relativo a todas as pessoas, o que pode marcar é a conquista de um emprego, o ir morar sozinho, além de fazer os 18 anos.

Os desafios de uma vida adulta são infinitos, podem  ser  sociais como defender o sustento de sua vida e de sua família como podem ser pessoais, como as conquistas de seus sonhos a partir de sua formação e conquistas que forem acontecendo no seu processo de vida.

A aprendizagem do adulto é muito mais difícil do que da criança, pois ele precisa primeiro aceitar que apesar de ter crescido existe muita coisa no mundo que ele não sabe e esse obstáculo só será ultrapassado se ele admitir que pode reaprender conceitos que já estão enraizados.

Falar de adulto é falar de  uma pessoa que é capaz de assumir suas responsabilidades com maturidade, que faz as suas  escolhas sensatas, deixando de lado o egocentrismo. O adulto aprende a partir dos seus desejos, e suas experiências, tanto positivas quanto negativas. Quando se é criança ou adolescente, não se vê hora de chegar a vida adulta, e quando esta chega, dá uma saudade da infância. Legalmente uma pessoa passa a ser adulto quando começa a responder civil e criminalmente por seus actos perante ao conjunto de leis que regem a sociedade.

O adulto para detectar e interpretar e responder de maneira apropriada a informação que chega até aos sentidos, depende dos quatro aspectos que nós designamos de idade cronológica (a sucessão dos anos do individuo), idade biológica (estimativa do individuo em relação a seu estado de saúde, sua potencialidade de vida), idade psicológica (capacidade de adaptação), idade funcional (capacidade de interagir em relação ao exercício de varias tarefas, inclui autonomia e independência), idade social (relacionado com os papeis e as expectativas sociais. Por exemplo, espera-se que uma pessoa de trinta anos de idade esteja trabalhando ou criando laços parentescos.

Referencia Bibliografica

BAGGIO, Angela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento,vozes editora,15ed,Petropoles: 2001

DAVIDOFF. Linda L. Introdução à Psicologi,Makron Books editora. 3ed,São Paulo: 2001

MWAMWENDA, T. S. Psicologia Educacional: Uma Perspectiva Africana, Textos editora,Maputo: 2005

http://pt.wikipedia.org/wiki/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_do_desenvolvimento.

PESTANA,E. PASCOA,Ana. Dicionário breve de Psicologia. Presença editora. 2ed.Lisboa: 2002