OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo identificar e analisar as particularidades do sistema nacional de inovação e a importância dele para o desenvolvimento econômico, ao analisar , faremos uma comparação dessas particularidades no sistema brasileiro e japonês por fim concluindo medidas e reformas para qual o Brasil deve promover para que consiga se desenvolver. 

O trabalho usa como referência artigos e livros. Um dos artigos é “A Importância da Informação no Sistema Japonês de Inovação” da Helena M. M. Lastres e outro é “Japan’s National Inovation System: Current Status and Problens” de Akira Goto. A ênfase dada por cada artigo é diferente e os autores vêem o Sistema Japonês de Inovação por óticas diferentes, devido à nacionalidade e a formação acadêmica de cada um.

No artigo “A Importância da Informação no Sistema Japonês de Inovação” a autora explica como a difusão da informação e os sistemas de informação contribuem nos níveis micro meso e macro no desenvolvimento e na evolução do SJI. No decorrer de seu trabalho ela faz comparações entre como se da o processo de difusão da informação no Japão e no mundo ocidental.

No outro artigo pelo fato do autor ser japonês ele conhece melhor a história, como desenvolveu e os atuais problemas que passam o SJI. Com o estudo de um autor japonês nós podemos ter uma visão melhor dos pontos fortes e fracos de um SNI tão invejado por outros países. A análise de um SNI tão desenvolvido nos permite conhecer, compreender e, possivelmente, adaptar as políticas usadas para desenvolvê-lo em países como o Brasil.

Portanto o objetivo do trabalho é estudar a importância da informação no SJI, suas principais características por visões de dentro e de fora do SJI. Posteriormente faremos uma comparação entre o SJI e o Sistema Brasileiro de Inovação.

            Para explicitar e analisar as políticas governamentais será utilizados diversos artigos , afim de que possamos apresentar os principais modelos políticos/econômicos, fazendo uma revisão literária e histórica.Analisaremos a importância do mercado e do governo  e qual estado ,os modelos econômicos se enquadram melhor em suas respectivas nações.

            Utilizaremos também o livro “Desenvolvimento Econômico” de Ricardo Feijó e “O mito do governo grátis” de Paulo Rabello de Castro para que possamos esboçar toda a revisão histórica da política brasileira nos últimos governos  e  fomentar medidas e reformas para que o Brasil se desenvolva, além de dar uma contextualização da economia brasileira atual e seus entraves para a inovação.