Estudos demonstram que o desenvolvimento do paladar e da preferência por determinados sabores se dá ainda no útero materno. Os alimentos consumidos com mais frequência pela mãe geralmente tornam-se preferência do indivíduo. Na fase de aleitamento, a comida que a lactante ingere influencia o sabor do leite que ela produz.

Ainda assim, ao longo do crescimento e da vida adulta é possível adaptar este sentido. A tendência é que quanto mais coisas novas você prove, mais comidas e nuances de sabores irá gostar, mesmo daqueles que antes pareciam desagradáveis. Portanto, é possível modificar maus hábitos alimentares que podem prejudicar o organismo e a saúde bucal, e ainda ter prazer com a nova dieta.

O excesso de carboidratos, por exemplo, favorece a formação de cáries e pode levar ao desenvolvimento de Diabetes, entre outros problemas. Um agravante sobre o consumo excessivo deste tipo de alimento é que ele aciona o mecanismo de recompensa no cérebro. Isso significa que carboidratos, especialmente em forma de açúcares, são em certa medida viciantes, deixando o indivíduo mais sujeito aos possíveis danos relacionados ao seu consumo excessivo.

Para manter boca e corpo sadios, procure ingerir alimentos na sua forma mais natural possível, balanceando bem os nutrientes. Se você está grávida, dê ainda mais atenção a isso! Esta é uma excelente oportunidade para desenvolver uma alimentação mais saudável, pois vai contribuir para uma gestação e parto mais tranquilos, vai te ajudar a retornar à sua antiga forma e ainda favorecer o gosto por alimentos saudáveis no seu filho.

Se você tem dificuldade para mudar seus hábitos, não se preocupe. Com o tempo e a sua força de vontade, o seu paladar vai ser adaptado aos novos sabores, e tudo vai ficar mais gostoso. Assim, será cada vez mais fácil manter uma dieta equilibrada e o seu corpo inteiro vai agradecer!