Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta implementa e atualiza sistemas de informação para diversos setores de atividade.

Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados.

Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações.

Pode dedicarse à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, criando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa.

Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manterse atualizado também sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos.

Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.

Visa formar um gerenciador de projetos de software livre, com forte tendência ao uso de softwares e liguagens multiplataforma. Como é o caso do Java, Cobol e .NET. A Informática ou Tecnologia da Informação é um componente indispensável nas organizações, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação, justamente porque a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador. 

Mais informações acesse: http://beteltecnologia.com.br/desenvolvimento_de_sistema_bh