FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas

Prof° Orientador: Lawton Benatti

Fernanda Cabral da Silva

                                 Desenvolvimento de novos produtos

          O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, se a organização não analisar o mercado e não ficar atenta quais as tendências, ela pode perder fatia do mercado e reduzir nos lucros da empresa, por isso que com o desenvolvimento de novos produtos pode ser um diferencial para empresa e fazer com  que ela seja vista e reconhecida no mercado.

          A gestão de inovação faz verificação da capacidade para a mobilização como um todo da organização, garantindo que tenha a oportunidade de desenvolver novos produtos, ou seja, o desenvolvimento de novos produtos é processo de transformar a oportunidade em produto concreto.

          Para que o processo de desenvolvimento de novos produtos aconteça na organização é preciso que outros departamentos também participem e façam analisés para identificar se a empresa obterá retorno, tanto financeiro como buscar a satisfação dos clientes. Portanto, a gestão de produção verifica a capacidade de produção onde busca maior eficácia no desenvolvimento dos produtos e por outro lado a gestão de marketing que busca compreender quais as necessidades dos clientes e como as empresas poderiam suprir essa necessidade, ou seja, produzir o que o cliente quer, pode ou não ser possível ou rentavél.

          Com desenvolvimento de novos produtos a vantagem de se obter sucesso é enorme, mas não garante que seja o sucesso do ano seguinte, pois nos dias atuais o ciclo de vida dos produtos estão cada vez menores, se não tiver um diferencial fica quase que impossivel para se manter no mercado, a chegada de novos produtos esta muita rápida, tem que aproveitar o momento em que o produto está inserido no mercado para reforçar cada vez mais sua estabilidade e fazer com que fique o máximo possível e é de grande interesse das empresas que no desenvolvimento de novos produtos obtenham maior crescimento.

          Segundo Paul Trott (2012, 423) tentar definir o que é ou não um novo produto, pois não é tarefa fácil, é muito relativo na visão dos especialistas, pois existem diversas formas de interpretar, pode ser produto novo para empresa porque não vendeu antes, mas que no mercado já existe e pode ser produto novo para o mercado, onde não existe nenhum produto daquela espécie e tem a questão do reposicionamento do produto no mercado onde a empresa faz modificações em produtos existentes trazendo valorização ao produto.

          Já houve diversas formas de como classificar os novos produtos, é muito comum tentar classificar pelas categorias semelhantes existentes e outra tentativa é classificar por base em valores, é importante frizar que somente 10% de todos os produtos novos são produtos realmente inovadores e que correm maior risco devido serem novos tanto para o mercado como para a empresa.

Conforme Paul Trott (2012, p 377), “ o processo de planejamento do produto ocorre antes que recursos substanciais sejam aplicados a um produto. O planejamento de produto considera a gama de projetos a que empresa pode aspirar... “         

          Para o inicio de um processo de desenvolvimento de novos produtos é feito uma seleção das ideias, desenvolvimento e conceitos, para que assim seja representada antes mesmo da sua forma fisica. Muitas indústrias começam a ter custos significativos a partir desta fase em diante, por isso é mais fácil alterar um conceito do que a forma fisica do produto.  Nos processos seguintes consistem na incrementação do produto para as tomadas de decisões juntamente com os envolvidos nesse desenvolvimento, é nessa fase que realmente precisam tomar as decisões com precisão de como será feita a fabricação, quais os produtos corretos a serem usados, como será a avaliação do mercado.

          Antes do lançamento de um novo produto no mercado deve ser feito a pesquisa de mercado para se atentar e ficar alerta dos perigos e armadilhas  que podem acontecer, isso se as empresas não conduzirem as pesquisas de forma correta. E após esse processo, o correto é que se faça um teste desse novo produto no mercado, e que sejam colocados em pontos estratégicos para avaliar qual a reação do consumidor e qual aceitação do produto. E para atingir esses objetivos devem ser levados em consideração outros fatores importantes como segmentos existentes, visão do consumidor com relação aos produtos disponiveis, qual a intenção de compra, quais barreiras para troca de marca, conceito geral do novo produto, entre outras. E todos esses fatores estão envolvidos diretamente no teste desse novo produto pelo consumidor, medindo as preferências e necessidades dos consumidores.

          Outra questão importante é o lançamento de produtos descontínuos. Que é a introdução de inovações importantes que se fazem referência a novos produtos , que são inteiramente diferentes de produtos que já existem naquela área, criando até mesmo novos mercados, fazendo com que os consumidores mudem também seus comportamentos, ou seja, se adaptando aquele novo mercado. E dependendo do tipo de produto o consumidor é exigido um período para aprendizagem para uso do produto, isso ocorre mais na área da tecnologia.

          Portanto, no desenvolvimento de novos produtos, para qualquer organização sempre haverá custos independente do projeto que será desenvolvido.  Mas se for seguido conforme os passos citados acima, planejar e documentar esses passos, a chance de dar certo é maior, pois o principal de todo o processo é enxergar qual a necessidade do consumidor e suprir essa necessidade.  Entretanto, quando esse produto estiver no mercado o ideal é que seja feita pesquisas para realmente saber como está o posicionamento, como está a saída nos pontos de vendas e principalmente saber se os clientes estão satisfeitos com o uso do novo produto e se identificar que tem algum ponto negativo tentar de alguma forma reverter, fazer um novo planejamento de melhoria para implantar no produto e fazer todo o processo novamente e isso é um processo contínuo para o produto também não chegar no ponto de defazagem.

Referências Bibliográficas

TROTT, Paul, Gestão da Inovação e desenvolvimento de novos produtos. - 4. ed. - Porto Alegre, Bookman, 2012.