Desenvolvimento da contabilidade como ciência e sua aplicação nas atividades agropecuárias

Gabrielly Farias Costa*

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a história da contabilidade, sua evolução, seus conceitos, definições e suas aplicações nas atividades do agronegócio. No Brasil, a empresa rural tem sua atividade contábil ainda tardia e muitos empresários, como também contadores, desconhecem essa forma de aplicação mesmo com o desenvolvimento tecnológico. Esse desenvolvimento fez com que muitas famílias procurassem trabalho nas grandes cidades em busca de melhores condições de vida. Mesmo assim a agricultura não perdeu seu espaço e continua a desempenhar um fundamental papel no crescimento do país com suas grandes exportações de produtos, entre eles a pecuária, considerado a maior economia brasileira, o que provoca interesse nos empresários em buscar conhecimento para melhor direcionar os lucros da empresa, seja ela grande ou pequena. Esse trabalho visa despertar o interesse dos profissionais da área contábil em aplicar seus conhecimentos, contribuindo para o fornecimento e esclarecimento das tomadas de decisão.

Palavras-chave: contabilidade rural. Agropecuária. Produtor rural

summary
This article aims to present the history of accounting, its evolution, concepts, definitions and applications in agribusiness activities. In Brazil, rural enterprise accounting activity stillhas its late and many entrepreneurs, as well as accountants, unaware of this application form even with the technological development. This development has caused manyfamilies seek work in big cities in search of better living conditions. But agriculture has lostits place and continues to play a key role in the growth of the country with large exports oftheir products, including livestock, considered the greatest Brazilian economy, which causes interest in the business to seek knowledge to better target profits company, large or small. This work aims to arouse the interest of accounting professionals to apply their knowledge, and helping to provide clarification of the decision-making.

Keywords: accounting rural. Farming.  Farmer

  1. 1.      Introdução

O objetivo do presente artigo é apresentar a história da contabilidade, sua evolução, seus conceitos, definições, como também suas aplicações nas atividades do agronegócio.

É visto que no Brasil, é tardia a atividade contábil nas empresas rurais, mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico. Nos últimos anos muitas famílias procuraram trabalho nas grandes cidades em busca de melhores condições de vida, isso graças a industrialização. Mesmo assim, a agricultura não perdeu seu espaço e continua a desempenhar um fundamental papel no crescimento do país, com suas grandes exportações de produtos, entre eles a pecuária, considerada a economia brasileira.

Cabe aos empresários rurais conhecer as técnicas ligadas á contabilidade e sua aplicação no setor, que não se limita a apenas produzir, é preciso também buscar conhecimento para melhor direcionar os lucros da empresa, seja ela grande ou pequena, mostrando e fazendo-se aceitar que a contratação de um contador para analisar e acompanhar de perto toda a produção não é apenas despesa gerada, mas sim, um verdadeiro e grande investimento.

2. História da contabilidade

            Na medida do desenvolvimento tecnológico, desenvolve-se também a agricultura que vem produzindo não só custos, mas emprego e renda. Diante disso, é preciso também desenvolver profissionais e capacitá-los para que possam exercer atividades administrativas. Assim, a contabilidade permite o planejamento e acompanhamento dessas atividades. Essa ciência tem sua história tão antiga quanto a história da civilização e está ligada às manifestações humanas na proteção à posse de bens que eram passados como herança dos seus pais aos seus filhos,  originando através disso, o termo patrimônio ( pater – partilha).

A contabilidade geral surgiu da necessidade de se ter um controle maior sobre os valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria e pela necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir” CREPALDI

A atividade de troca e venda dos comerciantes antigos requeria o acompanhamento das variações de bens quando cada transação era efetuada, registradas em simples relatórios. Os registros passavam a ser utilizados como forma de ajudar os comerciantes que já não conseguiam memorizar seus ganhos e rendimentos e estavam preocupados em saber quanto poderia render seu dinheiro e qual seria a forma mais simples de aumentar as suas posses. Esses registros fizeram com que o homem pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso do dinheiro, de consumo e de produção.

Com o surgimento das administrações particulares, os registros eram aplicados como forma de prestar conta da coisa administrada e na medida em que as operações econômicas se tornavam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a. C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas em salários, perdas e diversões.

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e até mesmo pela igreja, surge então, na Itália, o termo Contabilitá. Esse período foi de muita importância para a história do mundo, denominado de “Era Técnica”. A indústria artesanal se proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia.  O livro caixa já é bastante conhecido e foi incrementado pela necessidade de registrar os recebimentos e pagamentos decorrentes do comércio exterior.

Atualmente vivemos a contabilidade conhecida como “Contabilidade do Mundo Cientifico”, iniciada em 1840 e que se estende até os nossos dias de hoje. Embora o século XVII tivesse sido o berço da era cientifica e a calculadora já tivesse sido inventada por Pascal, a ciência da contabilidade ainda se confundia com a ciência da administração, e o patrimônio se definia como um direito.

Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a atividade colonial exigiu um melhor aparato fiscal. Para tanto, foi constituído o Tesouro Nacional e Público juntamente com o Banco do Brasil em 1808. As tesourarias de fazenda nas províncias eram compostas por um inspetor, um contador e um procurador fiscal que ficava responsável por toda arrecadação, distribuição e administração financeira fiscal.

Hoje as funções do contador são bastante vitais para as empresas. É ele que passa as informações mais precisas para a tomada de decisões, orienta sobre a valorização e o crescimento do capital aplicado.

“A contabilidade representa uma realidade econômica aos interessados por essa informação” (TIBURCIO E TRISTÃO).

Atualmente, a função da contabilidade está ligada a informações que devem ser fornecidas de forma clara e precisa, com muita relevância a todos que dependem dessa ciência que é capaz de acompanhar as evoluções sociais e econômicas. De forma geral, a contabilidade é uma ciência, uma disciplina, um ramo do conhecimento científico, matemático e lógico, que forma uma profissão que busca o estudo dos fenômenos patrimoniais e que contribuem para a segurança na tomada de decisões dos gestores e assegura todo o valor do patrimônio.

 

2- Características do setor agrícola

                                                                                                                                                                             O setor agrícola apresenta algumas características que o distingue dos demais setores da economia como:

 A dependência do clima - condicionando a maioria das explorações agropecuárias. Determina épocas de plantio, tratos culturais, colheitas, escolha de variedades e espécies vegetais e animais.

Devido ao grande volume financeiro, após a comercialização dos produtos agrícolas é necessário que o gestor rural tenha um conhecimento técnico e operacional para que tenha sucesso em sua atividade como empresa. Deve conhecer desde a possibilidade de plantio de determinado produto e em determinada área, até o custo de cada produção, que gera lucro e despesas para a manutenção do seu negocio. Deve sempre estar atento ao controle administrativo e acompanhar o andamento da atividade.

Correlação: tempo de produção X tempo de trabalho – onde o processo produtivo agropecuário desenvolve-se independentemente da existência do trabalho físico imediato. No caso da indústria, somente o trabalho modifica a produção de determinado bem e é sempre igual ao tempo de trabalho consumido na obtenção do produto final.

 Dependência de condições biológicas – O ciclo de produção da agropecuária está intimamente relacionado às condições biológicas.

Terra como participante da produção – A terra não é apenas um suporte para o estabelecimento de atividades produtivas.

Estacionalidade da produção – Na agricultura, não existe um fluxo continuo de produção e uma tarefa não depende necessariamente da outra, como acontece na indústria. É analisado o trabalho ao ar livre, fato positivo sob certos aspectos pois não existe a poluição do ar, porém o trabalho  induz a uma menor produtividade do trabalhador rural.

A Incidência de riscos - Os riscos assumem maiores proporções devido as explorações que podem ser afetadas por problemas causados pelo clima, ataque de pragas e moléstias como também pela variação de preços e produtos.

Sistema de Competição Econômica – Decorrente do grande número de produtores e consumidores dos produtos oferecidos.

Produtos não uniformes - Ocorre na produção industrial. Os produtos não possuem forma e tamanho padrão, o que acaba gerando custo para o proprietário rural, com a classificação e padronização de seus elementos.

Alto custo de saída e/ou entrada – Em algumas explorações exige-se altos investimentos em benfeitorias e maquinários.

 

2.1 - Parcerias insuficientes.

                 As parcerias rurais são utilizadas de forma razoável, diferente do objetivo esperado. Não existe interesse real em analisar a deficiência que existe na produção rural brasileira. Quando se procura analisar os principais motivos que estacam o desenvolvimento da produção agropecuária, menciona-se sempre como principal motivo a falta de recursos financeiros subsidiados que acabam acumulando terras improdutivas e mantendo máquinas sucateadas devido a falta de consciência em relação a importância da produção rural para o desenvolvimento econômico e geração de renda.

               Adotar parcerias rurais como instrumento do desenvolvimento da atividade rural não tem sido muito utilizado por proprietários e produtores rurais. Diversos motivos ainda dificultam a solução dessas parcerias e a principal delas é a falta de conhecimento para aplicá-las.

Crepaldi define a parceria rural como sendo o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado, ou não, benfeitorias, outros bens e/ou facilidades, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativa vegetal ou mista; e/ou lhe entrega animais para cria, recria, invernagem, engorda ou extração de matérias-primas de origem animal, mediante partilha de riscos do caso fortuito e de força  maior do empreendimento rural e dos frutos, produtos ou lucros havidos nas proporções que estipularem, observados os limites percentuais da lei.

               Segundo Marion, ocorre parceria quando o proprietário da terra contribui no negócio com o capital fundiário e o capital de exercício, associando-se a terceiros em forma de parceria.

  1. 1.      Empresa Rural

       É a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, explorando a capacidade produtiva do solo através do cultivo de terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas, objetivando o aumento da produtividade e obtenção de renda através de um conjunto de recursos denominados de fatores de produção, sendo a terra o fator agropecuário mais importante, porém com grande preocupação em sua conservação.

              O Brasil ostenta hoje, um dos maiores rebanhos bovino do mundo, e sua pecuária representa atualmente uma atividade econômica de grande relevância.

Gados são animais geralmente criados no campo para serviços de lavoura, para consumo doméstico ou fins industriais e comerciais” FREIRE  

3.1 – A importância da Contabilidade Rural

                Devido ao grande volume financeiro, após a comercialização dos produtos agrícolas, é necessário que o gestor rural tenha um conhecimento técnico e operacional para que tenha sucesso em sua atividade como empresa. Deve conhecer desde a possibilidade de plantio de determinado produto e em determinada área, até mesmo o custo de cada produção, que gera lucro e despesas para a manutenção do seu negócio. Deve-se sempre estar atento ao controle administrativo e acompanhar o andamento da atividade. Sempre deverá ter elaboradas as programações anuais de forma atualizadas do controle de produção, para uma possível avaliação do custo verdadeiro de produção.

               A aplicação da contabilidade pode ser atribuída de modo geral para todas as empresas ou de modo particular, aplicada a certo ramo de atividade ou setor de economia. Segundo Marion, “a Contabilidade quando aplicada a um ramo específico, normalmente é denominada de acordo com a atividade daquele ramo”.

                 O uso da Contabilidade Rural no Brasil ainda é um pouco desconhecida. Não apenas pelos empresários e agricultores, mas por muitos profissionais da área contábil, que desconhecem o ramo. Muitos dos produtores desconhecem sobre o papel que a contabilidade pode assumir nas atividades rurais e que poderiam influenciar nas tomadas de decisões. Esse desconhecimento é atribuído à falta de conhecimento e mentalidade dos produtores que mantém o controle de sua produção com básicos históricos de venda.

                 Outros produtores acreditam que o custo de manutenção de um contador ainda é muito alto e criam a imagem de que não é possível manter um profissional capacitado para ajudá-lo na administração de sua atividade, não observam que esse profissional pode contribuir de forma positiva para a lucratividade, pois é ele que vai informar de forma objetiva sobre os eventos, as atividades e transações que são planejados e executados nas empresas rurais.

                 Muitos produtores acreditam saber usar a contabilidade por ter um suposto conhecimento sobre lucro e despesas. Segundo Crepaldi (2005), a finalidade da contabilidade Rural é de orientar as operações agrícolas e pecuárias; medir e controlar o desempenho econômico financeiro da empresa e de cada atividade produtiva; apoiar as tomadas de decisão no planejamento da produção, das vendas e investimentos e auxiliar nas projeções de fluxos de caixa.

                É fato que, para se ter sucesso em qualquer atividade, é preciso ter uma administração eficiente. Em atividades rurais, o Brasil apresenta uma grande carência nesse sentido, o que acaba desfavorecendo o trabalho agropecuário em relação a modernização; gerando um desenvolvimento tradicional e inaceitável.

 ”O êxito do empreendimento não consiste apenas em alcançar elevados níveis de produtividade por meio do emprego de técnicas produtivas modernas e dispendiosas. È preciso, também, saber como gerenciar a produtividade obtida para se alcançar o resultado almejado” CREPALDI

 

              Atualmente existe a venda diversos sistemas contábeis informatizados, o que pode ajudar na administração financeira do produtor. Porém, nem todos apresentam as informações e confiança necessária para a utilização gerencial, pois o maior interesse desses sistemas é o de apenas gerar e organizar informações que possam ser utilizadas para fim da declaração de Imposto de Renda. Portanto, é muito importante que o produtor tenha um bom conhecimento e esteja aberto a aceitar as novidades e facilidades que o mundo tem a oferecer, escolhendo criticamente e com sabedoria, qual o sistema contábil que melhor se adapte a sua atividade empresarial.

3.2- Finalidade da Contabilidade Rural

             A contabilidade rural é um dos principais sistemas de controle e informações das empresas rurais. Com toda a sua aplicação correta, é possível verificar a situação da empresa facilitando nas apurações dos técnicos governamentais sobre as regularidades fiscais.

  1. 4.                  Conceito

             A Contabilidade Rural é um instrumento da função administrativa que tem por finalidade, controlar o patrimônio das entidades rurais, apurar o resultado das entidades rurais, prestar informações sobre o patrimônio e os resultados aos diversos usuários das informações contábeis. Em outras palavras, a contabilidade por ser universal, utiliza todos os registros dos lançamentos de uma empresa, que facilita na identificação de possíveis perdas patrimoniais, o que pode gerar certo desconforto para o proprietário. O uso da contabilidade faz-se gerar lucro, pois identifica todo o movimento financeiro da empresa e da mesma forma aplica-se as atividades rurais.

               Calderelli (2003) define contabilidade rural como sendo aquela que tem suas normas baseadas na orientação, controle e registro dos atos e fatos ocorridos e praticados por uma empresa cujo objeto de comércio ou indústria seja agricultura ou pecuária.

               Marion (2002) justifica que a contabilidade Rural é diferente do exercício social, onde a receita é distribuída aos 12 meses do ano. Sua receita é normalmente concentrada durante ou logo após a colheita, contribuindo para a melhor avaliação do desempenho da safra sem a necessidade de esperar meses para obter o resultado. 

  1. Considerações finais

                 O objetivo desse trabalho é apresentar o surgimento da contabilidade na sociedade civil, bem como o seu desenvolvimento e suas aplicações nas atividades econômicas, demonstrando a importância da contabilidade rural nas atividades de agropecuária, oferecendo informações para o controle orçamentário do pequeno ao grande produtor rural.

                 Nos últimos tempos, a agricultura vem produzindo mais e mais, o que gera um grande desenvolvimento tecnológico que contribui e muito para esse crescimento na produção rural e abertura para expansão de uma profissão ainda não muito aplicada nesse ramo.

Referências

CALDERELI, Antonio (2003). Enciclopédia Contábil e Comercial Brasileira, 28 ed. São Paulo: CETEC.

CREPALDI; Silvio Aparecido (2006) Contabilidade Rural, uma abordagem decisorial. 4 ed. São Paulo: Atlas.

 MARION: José Carlos, Contabilidade Rural: Contabilidade agrícola, Pecuária e Imposto de Renda – Pessoa Jurídica – 9 ed. São Paulo: Atlas.

ULRICH, Elisane Roseli, (2009) – Contabilidade rural e perspectivas da gestão do agronegócio. Artigo eletrônico disponível em > www.ideau.com.br<, publicado em dezembro de 2009. Acesso em 30 de Outubro de 2011.