DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA: ATRAVÉS DO MUNDO MÁGICO DA LITERATURA
Andréia Félix Azarias
Sandra Santos Prix Pio

INTRODUÇÃO: O projeto teve o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita, fazendo o aluno a reconhecer e a buscar na leitura, a informação, o divertimento, o estudo e o aprendizado, tornando-se capaz de emitir opinião, fazer questionamentos e ampliar sua visão de mundo. Modificando a prática pedagógica com diferentes estratégias através da literatura visando um redirecionamento para trabalhar com todos os alunos e atingindo os que necessitam de um trabalho diferenciado, contribuindo para a apropriação das habilidades necessárias para a leitura no seu processo de letramento.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: O trabalho foi aplicado na turma do 5º ANO da manhã . O trabalho foi realizado contemplando propiciar aos estudantes através da literatura, uma ampliação da diversidade de textos; localizando informações explícitas e implícitas no texto; entendendo que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento; identificando a finalidade cada gênero; Interpretando textos com auxílio de material gráfico diversos (propagandas, quadrinhos, foto, etc.); desenvolvendo habilidades de leitura, o gosto e interesse pela literatura.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através das atividades diárias, pode-se observar avanços em relação às habilidades de leitura, oralidade e produções textuais, quanto ao enriquecimento de ideias, organização de parágrafos, uso de pontuação adequada e grafia correta das palavras. Durante o trabalho, houve um aumento no interesse da leitura e escrita das crianças, mostraram enorme interesse em empréstimos de livros com diversidades textuais da biblioteca da escola. Foi possível também melhorar o trabalho em grupo, tornaram-se mais independentes e tiveram mais segurança na realização das atividades.