Olá! Seja bem vindo, criamos esse artigo para falar um pouco sobre o entupimento de redes de esgoto, suas principais causas e possíveis soluções.

O entupimento: Nada mais é que o bloqueio total ou parcial do encanamento de esgoto provocado pelo acúmulo de resíduos diversos, de origem residencial, comercial ou industrial.

Quais são as principais causas do entupimento do esgoto?

Olha só, as causas são as mais diversas possíveis, poderíamos enumerar centenas delas aqui nesse artigo, e acredite algumas você ficaria impressionado e se perguntando: Como foi possível alguém jogar isso na rede de esgoto?

Por isso vamos falar das mais comuns e dividir as causas em três grupos para que você possa entender melhor.

Defeitos de projeto e construção:

Parece piada, mas um dos maiores problemas que causam o entupimento das redes de esgoto são os defeitos de construção como: Redes com queda negativa (Redes com queda contraria ao fluxo de saída do esgoto), com diâmetro inferior ao necessário para o projeto em questão, caixas de esgoto ou gordura vedadas por piso de concreto dificultando sua inspeção e manutenção, caixas e tubulações feitas com materiais de baixa qualidade ou por pessoas com pouco conhecimento para o serviço e tubulações suspensas com fixação precária e desvios irregulares ou mal planejados, deixando as tubulações quase planas ou sem queda nenhuma.

Uso inadequado das redes de esgoto:

Essa causa é mais comum do que se imagina, as pessoas descartam nas redes de esgoto todo tipo de lixo que se possa pensar, já encontramos sacos plásticos, cotonetes, fio dental, lenços umedecidos, garrafas plásticas, copos descartáveis, pedaços de roupas, preservativos, sandálias, e muitos outros.

Falta de manutenção preventiva:

A falta de manutenção também é uma causa bem frequente de entupimento nas tubulações de esgoto, seja por desconhecimento desta necessidade por parte dos usuários ou por acreditar que é uma despesa desnecessária, as pessoas não entendem como um investimento a manutenção preventiva de redes de esgoto ou limpeza de caixas de gordura e tanque.

Mas é importante lembrar que sempre gastamos mais para corrigir do que para prevenir um entupimento, todo serviço de urgência tende a ser mais caro. 

E por fim vamos as possíveis soluções:

Para os defeitos construtivos não temos muito que fazer, na maioria dos casos só descobrimos quando já está entupido e é necessária a avaliação de um profissional com experiência para identificar isso.

O nosso conselho é: Ao contratar pessoas para fazer reformas ou obras para você, certifique de estar contratando o melhor custo benefício e não o mais barato. O velho ditado “O barato sai caro” cai como uma luva para essa questão.

Para o uso inadequado o remédio é a informação e a consciência, isso mesmo é conscientização.

Devemos informar a todos os usuários em caráter educativo que rede de esgoto não é lixeira.

E para manutenção você deve compreender que a prevenção é um investimento e não uma despesa, e deve ser feita em períodos regulares que podem variar muito de um local para outro.

E nesse caso também devemos levar em conta o custo benefício.

Se você tem mais dúvidas vamos deixar abaixo o link do nosso site onde tem informação sobre esse assunto, nos vemos lá.

www.desentupidorahipertec.com.br