RESUMO

O  mundo está em constante desenvolvimento, o jogo da globalização está presente no dia a dia de cada cidadão e a peça é o dinheiro. A regra é simples, quem tem mais sobrevive, quem não tem, está condenado a miséria. Teorias sempre foram criadas para explicar a sociedade e a que será tratada neste trabalho será a Teoria Keynesiana, justificando que neste ano a produção desenfreada da moeda levou o país  a uma crise que cada vez o afunda mais. Dessa forma, aqui será defendido o trabalho como forma de reerguer a economia brasileira, logo após a maior crise de desemprego já vista pelo Brasil.

PALVRAS-CHAVE: Keynes, desemprego, crise, Teoria Keynesiana, moeda.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer um breve indicativo da atual situação econômica que o Brasil vem passando no último ano, ao mesmo tempo em que relaciona a crise que vem gerando tanto desemprego a Teoria de Keynes. O que se discutirá aqui será a contraposição da produção de moeda e da valorização do trabalho. Será a supervalorização do trabalho a causa da crise? Até que ponto a intervenção do Estado na economia é saudável para o país? E por fim, será que a Teoria Keyniana um fato histórico ou uma realidade?

DESENVOLVIMENTO

O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês John Maynard Keines, que defendia a ação do estado na economia com o objetivo atingir o pleno emprego. 

A Teoria defende a intervenção estatal na economia, principalmente em áreas onde a iniciativa privada não tem capacidade ou não deseja atuar. Propõe ações políticas voltadas para o protecionismo econômico, seus ideais são contra o liberalismo econômico. Keynes afirmava que o pleno emprego seria alcançado com o equilíbrio entre demanda e capacidade de produção, sendo que o Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica. Não obstante, os keynesianos admitem a dificuldade de conciliar o pleno emprego e o controle da inflação, mesmo com a intervenção do Estado através do cumprimento de uma política fiscal para que não haja crescimento e descontrole da desta.

Nos últimos anos, em reação à queda no ritmo de crescimento do PIB, a equipe econômica de Dilma Rousseff resolveu elevar o volume de crédito como forma de incentivar o consumo e, assim, dar um empurrão na economia.

Tal manobra econômica é perigosa, isto pois imprimir dinheiro não significa criar riqueza. Se produzido erroneamente e imprimir mais dinheiro do que a economia precisa para funcionar, o governo arrisca-se a criar uma bolha inflacionária que nada mais é do que o aumento artificial dos preços pelo excesso de liquidez no mercado. Pesquisas mostram que nos últimos dez anos o consumo dos brasileiros aumentou 115%, enquanto, no mesmo período, a indústria nacional cresceu apenas 20%. Não é preciso ser um gênio para ver nessa disparidade o retrato de uma política econômica que se equivoca em incentivar o consumo, quando o gargalo está na produção. Não se resolve com mais crédito uma situação em que a demanda dispara, enquanto a oferta de produtos fica estagnada.

Claramente, a indústria brasileira não está conseguindo competir em preço e qualidade com os produtos importados. As fábricas brasileiras precisam aumentar exponencialmente sua produtividade, e isso não se consegue com mais crédito que implica mais gastos do governo, maior desequilíbrio fiscal e, claro, juros mais altos.

“Neste ultimo ano do século, ao viajar pelo mundo fica a sensação de que a eliminação da pobreza não se da  nem se mede apenas em números de empregos e valor de salario, mas em oferta e a cesso generalizado aos serviços e bens essenciais, como alimentação, educação, saúde, transporte urbano, segurança, justiça, habitação com agua, esgoto e coleta de lixo.” (Cristovam Boarque)

 

É perceptível neste ano como a globalização afetou a sociedade. O mundo criou uma crise, está em ruinas antes mesmo do desastre (Cristovam Buarque). Quem sofre mais é o pobre, o povo. Este não pertence ao clube global. Em seu trabalho, transforma- se em escravo, em um servidor sem opiniões, sugestões. “Quando caminha nas ruas não é para admirar as maravilhas arquitetônicas da globalização, é para carregar nas costas o esforço da recuperação da crise que os sacerdotes modernos provocaram” (Cristovam Buarque).

Nada impede a economia de qualquer país de combinar estabilidade monetária com emprego e enfrentamento da tragédia social, desde que os objetivos da economia adaptados a esta combinação e que a base política deseje realiza-la.

CONCLUSÃO

Após a pesquisa para a realização deste trabalho, difícil ficou solucionar a crise brasileira. O governo para solucionar suas dividas produzem moedas e levam a inflação as alturas. Com dificuldade de pagar funcionários as pessoas estão cada vez mais com dificuldade de arrumar emprego. O Brasil está em um ciclo vicioso que está levando o país a miséria, ao retrocesso. As pessoas precisam de trabalho, não adianta ter moeda em circulação se os preços dos alimentos e serviços estão cada vez mais caros. Enfim, sem trabalho e com os valores elevados, como fará a sociedade brasileira a desenvolver? Ou, melhor, a sobreviver?

BIBLIOGRAFIA

A TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA, KEYNES John Maynard. Ed.Atlas

DIREIOTO ECONOMICO, FONSECA Joao Bosco Leopoldino da Fonseca. Ed. Forense

OS TIGRES ASSUSTADOS: UMA VIAGEM PELA FRONTEIRA DOS SECULOS, BUARQUE Cristovam. Ed. Rosa dos Tempos