Tenho uma sobrinha de 13 anos de idade, Jess, e um sobrinho de 15, Brandon, e tenho que admitir isso: quase todos os aplicativos que uso em meu celular Andriod e iPad foram recomendados por eles. Fiquei sabendo a respeito dos aplicativos mais bacanas e mais recentes simplesmente ao coversar com eles. Eu raramente uso as lojas de aplicativos! 

Minha irmã deve estar pagando por seus planos de dados, mas Jess e Brandon gastam a maior parte de seu dinheiro em aplicativos de jogos do Google e iTunes. Faço apenas uma vaga ideia de como eles são capazes de amealhar tal coleção tão impressionante de aplicativos e jogos em seus dispositivos móveis, mas não creio que eu teria sequer visto todos aqueles apps na página central de jogos do Google ou dos iTunes da Apple.

Você sabia que existem mais de um milhão de aplicativos para dispositivos móveis por aí? E a cada dia muitos outros são desenvolvidos! Dando tanta importância e visibilidade assim aos aplicativos de celular, fica praticamente impossível para qualquer companhia, quer seja uma loja de aplicativos ou um site no qual haja um time de brilhantes editores, descobrir todos os possíveis aplicativos relevantes para o usuário final.  

Os aplicativos que Jess e Brandon usam são socialmente filtrados por sua rede de amigos e seus amigos, por sua vez, constituem-se em um eficiente exército de usuários de peso de dispositivos móveis que podem eliminar os maus aplicativos e passar adiante os bons. Isso não é muito diferente daquilo que normalmente ocorre na vida real, relativamente a qualquer produto ou serviço que compramos quando nossos amigos e família os recomendam.

Apesar disto, campanhas de publicidade, fidelidade à marca, e boca a boca ainda norteiam significativamente nossas decisões de compra e as mesmas também são socialmente influenciadas. O filtro social funciona melhor com a geração mais jovem devido a seu orçamento limitado, a uma rede social altamente ativa e à sua busca autêntica por coisas interessantes.

Sempre imaginei o quanto seria útil ter um buscador de serviços com tal algoritmo orgânico para selecionar páginas na Internet, semelhante ao tipo de busca social que o Google, Bing e agora o Facebook estão falando a respeito. Mas também sou um pouco cético em relação à eficácia da pesquisa social como um serviço genérico de pesquisa na web.

Normalmente, as necessidades dos consumidores de pesquisar na Internet são bastante diversificadas, independentemente de suas relações sociais nos meios de comunicação social, principalmente porque as necessidades de busca dos usuários mudam rapidamente, influenciadas pelas necessidades de sua vida real e de outros eventos, algo difícil de ser generalizado por ser sobretudo ímpar.

Com a popularização da tecnologia móvel, os aplicativos estão rapidamente emergindo como um popular ponto de entrada alternativo para acessar diversos  serviços online, de compras a negociação de ações, acessar e-mails para compartilhar fotos e assim por diante. Com milhões de aplicativos em crescimento, descobrir e procurar aplicativos que combinem com o estilo de vida de alguém é definitivamente um desafio. O que dizer então da aplicação da tecnologia de pesquisa social para aplicativos móveis?

Hoje em dia, os usuários de iPhone e Andriod são também os usuários mais ativos de redes sociais. Eles compartilham virtualmente tudo em seus portais e influenciam o gosto uns dos outros em seus círculos sociais. Eles também são os mesmos usuários que alavancarão o download de aplicativos nas lojas de apps. Portanto, a aplicação da tecnologia social visando encontrar aplicativos para celular que combinem com o estilo de vida de alguém parece ser uma ideia genial.

Mas novamente Jesse e Brandon me mostraram o site appcurl, que faz com que o discovering apps torne tudo parecido com o jeito que acontece na vida real. Você simplesmente baixa o aplicativo de Andriod deles em seu dispositivo móvel, sincroniza-o com sua conta do Facebook e assim você obtém uma rede social de usuários de aplicativos. Isso adiciona um pequeno widget bem legal na linha do tempo de seu Facebook; desse modo, seus amigos podem ver os aplicativos que você usa ou pode ver os aplicativos de seus amigos, caso eles também usem Appcurl.

Isso também faz com que você compartilhe experiências (boas e más) entre os amigos de sua rede. Você pode blogar sobre aplicativos, do tipo “como”, fazer perguntas sobre os aplicativos que você está pensando em comprar ou simplesmente procurar pelos aplicativos que seus amigos instalaram.

Quando você tem um bocado de amigos com interesses parecidos aos seus, isso também o ajuda a escolher aplicativos que irão realmente interessar para você mesmo ou que sejam mais relevantes para o seu estilo de vida.

Por meu turno, Ainda não tenho todo esse tanto de amigos, mas realmente sigo Jess e Brandon. Por conta das minhas recentes viagens de negócio ao exterior, ainda não fui capaz de visitar minha irmã e os filhos dela tanto quanto eu costumava fazer.  Mas eu ainda posso acompanhar o estilo conectado de vida deles através das redes sociais e agora, graças ao Appcurl, eles podem ainda me deixar saber sobre os mais recentes e legais aplicativos!

Desde então, isso tem me ajudado a experimentar alguns aplicativos e jogos para aplicativos móveis, realmente bacanas, sem ter que perder um bocado de tempo tentando descobri-los através das plataformas de mercado.