Descargas Elétricas - Perigo para o TrabalhadorAs descargas elétricas são um dos maiores perigos que um trabalhador pode estar exposto em sua jornada de trabalho, visto que, os trabalhadores dessas áreas estão muito vulneráveis a acidentes.

Percebe-se que nos últimos anos os trabalhadores que atuam diretamente com energia elétrica, como por exemplo, os eletricistas, estão cumprindo várias determinações de segurança estabelecidas pelo ministério do trabalho.

Uma das principais determinações estabelecidas pelo ministério está sob as normas da NR-10 (Normas Regulamentadoras) que determinam a utilização obrigatória de tapetes isolantes entre outros equipamentos de segurança para realizar trabalhos com exposição a descargas elétricas.

As descargas elétricas que atingem os trabalhadores podem causar queimaduras de primeiro, segundo e até terceiro grau, dependendo do nível de exposição elétrico que esse funcionário esteja exposto.

Os trabalhados de subestações de energia, cabines primárias de energia, centro de controle de motores, eletricistas e funcionários das redes de abastecimento elétrico da cidade estão expostos a grandes descargas elétricas diariamente, porém, com os cursos, especializações e equipamentos de proteção, esses trabalhadores podem ficar “tranqüilos” durante a execução do seu trabalho diário.