1 INTRODUÇÃO 

       Havendo a necessidade de integrar as demais áreas de abordagem das ciências contábeis se faz imprescindível a produção do Trabalho Interdisciplinar, que possui também o escopo de apresentar aos futuros bacharéis em ciências contábeis os desafios e perspectivas profissionais. Engloba também, como tópicos básicos deste projeto e conteúdo exordial do referido curso, a relação contabilidade/contador, a utilidade da matemática no cotidiano do profissional contabilista, as atribuições do direito empresarial na constituição de uma sociedade empresária e o importante papel das ciências sociais na formação e no exercício da atividade do contador.

       Notavelmente, este trabalho permite aos discentes visualizar a importância das disciplinas e desenvolver um raciocínio técnico aproximando-os da realidade profissional. Relevante também para o ambiente acadêmico, foi possível contextualizar a aprendizagem a partir de sua aplicação e ainda, por meio da interação com o grupo, aprimorar o trabalho em equipe.

       Importante para a produção do trabalho foi observar os métodos e técnicas utilizadas em sua produção, tanto no momento individual quanto em grupo assim como nas pesquisas bibliográficas e de campo, esta última sendo relativa às entrevistas realizadas. Quanto à pesquisa bibliográfica, utiliza-se a técnica da leitura analítica, iniciando esta pela análise textual, que consiste na leitura e esclarecimento de dúvidas e ideias presentes no texto, segue a partir deste ponto a análise temática, onde destaca-se o tema e as ideias principais dos parágrafos, e ao final há a análise interpretativa, dando título aos parágrafos.

       Um aspecto importante para a atuação do contador é seu conhecimento nas mais distintas áreas devido às características da contabilidade que a enquadram como ciência social ambiental. É, assim, essencial que o profissional deva não apenas conhecer sua área mas também aquela em que está inserida a entidade objeto do seu trabalho.