Situação/Problema

Uma das grandes dificuldades percebidas pelos tutores nos cursos à distância é, sem dúvida, o descumprimento dos prazos fixados por parte dos alunos. Na verdade, esse problema é de natureza cultural pois, em nosso país, há uma certa comodidade no que diz respeito à pontualidade.

Quando vamos ao banco ou às agências lotéricas no dia 10 do mês, por exemplo, encontramos pessoas desesperadas para pagar várias contas que vencem naquele mesmo dia. Se perguntássemos a essas pessoas o motivo pelo qual elas não pagaram as contas antes, a maioria delas, senão todas, dirá: "– Ora, é porque ainda não estavam vencidas". Certamente, todas elas tinham quantia suficiente para pagar as contas antes do prazo final mas, por costume ou desídia, deixaram para pagá-las no dia do vencimento.

A partir desta ilustração cotidiana, vamos pensar um pouco. No ambiente de aprendizagem à distância, percebemos que muitos alunos deixam para realizar as tarefas extemporaneamente. Sem dúvidas, isso se deve ao “jeitinho brasileiro” de deixar tudo para a última hora.

Acontece que os imprevistos diários causam sincera desordem em nossos compromissos, fazendo com que não consigamos cumprir prazos fixados. Pergunta-se: de que maneira deve o tutor proceder para instigar seus alunos a realizar as atividades propostas dentro do prazo previsto? O Tutor deve ser rígido ou maleável?

 

Intervenção/Solução 1 - Rigidez

Tal solução se daria da seguinte forma:

Primeiro, deve o tutor informar aos alunos a tarefa a ser realizada, estabelecendo um prazo razoável para a sua conclusão;

Segundo, deve o tutor cientificar os alunos de que a atividade será avaliada e que ficará sem nota o aluno que não entregar a atividade dentro do prazo.

Ocorre que alguém poderá alegar: - Ora, e se eu não conseguir cumprir o prazo por motivo de força maior, ficarei sem nota? Não. Na verdade, as pessoas que não conseguissem elaborar a tarefa no prazo indicado deveriam formular requerimento ao tutor expondo os motivos pelos quais a tarefa não foi realizada atempadamente. Em seguida, o tutor apreciaria os motivos alegados e restituiria ao aluno o prazo para a conclusão da atividade.

Nota-se, em alguns cursos realizados à distância, que muitos alunos deixam de realizar as atividade no tempo pré-determinado porque no enunciado da atividade está assim disposto:

Entrega até o dia X: 10,00 pontos

Entrega a partida do dia X: 8,00 pontos

Assim, o aluno não empenhado em tirar aproveitamento máximo do curso deixa para realizar a tarefa depois do prazo na expectativa de que obterá os 8,00 pontos possíveis mediante a entrega da atividade a destempo e dirá: "-- Certamente, com os 8,00 pontos serei aprovado. Por que me preocupar com esta atividade agora? Vou fazê-la depois".

Sugiro pois, como solução do problema, a não atribuição de notas aos alunos que entregam as atividades fora do prazo,exceto nos casos devidamente justificados.

Isso não fará do tutor um ditador. Ao contrário, ele será visto como uma pessoa justa e que admira a pontualidade no ensino-aprendizagem.

Intervenção/Solução 2 - Paciência e Diálogo

Essa segunda alternativa de intervenção ocorreria mediante diálogo entre o tutor e o aluno impontual. O Tutor, dias antes do prazo final previsto para conclusão da atividade, verificaria quais alunos ainda não a apresentaram. De posse dos nomes, entraria em contato com cada um, perguntando se os alunos enfrentam alguma dificuldade, e se disponso a ajudá-los no que for preciso para que a tarefa seja concluída a tempo. Sem prejuízo, diria ao aluno frases de ânimo, tal como "você é capaz", "mãos à obra"; ou até mesmo palavra de advertência: "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje".

 

Resultados Esperados

Independentemente da solução adotada, a partir dessa mudança de paradigma, poderíamos verificar inumeráveis benefícios, tais como:

1) os alunos estariam mais conscientes acerca de um dos compomissos firmados consigo mesmo ao se inscrever no curso: a pontualidade.

2) o tutor obteria melhor performance no diálogo com os colegas, uma vez que, havendo pontualidade, todos os comentários do curso seriam atinentes à mesma atividade, ou seja, aquela que acaba de ser proposta: não haveria mistura de atividades no ambiente de aprendizagem.

3) os alunos que se tornassem tutores levariam consigo, aos cursos em que colaborassem, o compromisso com a pontualidade, ocorrendo, pois, um "efeito cascata" e benéfico.