1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação
Os conselhos de Paulo deixados em 1Timóteo 4, versículos 12 e 16, foram importantes não apenas para Timóteo que os recebeu, mas também a nós, obreiros da atualidade, que temos a incumbência de continuarmos a tarefa de sermos exemplo para os fiéis (v.12) e de cuidarmos de nós mesmos e da doutrina (v.16). Se o obreiro negligenciar tais conselhos, certamente o seu ministério fracassará; no entanto se ele obedecer, sua liderança não será rejeitada, independentemente da sua idade.
O fato de Deus ter levantado muitos Jovens para o ministério pastoral é motivo de muita alegria para a igreja de Cristo. No entanto, há uma preocupação com o grande número de obreiros que desistem logo nos primeiros anos de ministério e vários são os motivos que levam os jovens obreiros ao desanimo ministerial, entre eles, podemos destacar, o descrédito por parte dos membros da igreja, pois, normalmente olham com desconfiança um líder jovem. Em razão disto, muitos jovens obreiros desistem do ministério por não conseguirem vencer o descrédito dos membros da igreja, com uma vida exemplar diante dos fiéis. Este é, sem dúvidas, o desafio de todo jovem líder.
Com Timóteo não foi diferente, quando assumiu a igreja de Éfeso, tinha cerca de trinta anos e relativamente jovem para a época e Paulo o encoraja dizendo: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser Jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1Tm 4:12, NVI).
O apóstolo, visando o sucesso ministerial do jovem Timóteo, lhe dava conselhos importantes para que seu ministério fosse frutífero e sua liderança aceita pela igreja. Pesquisa realizada pelo instituto Francis Schaeff1 nos diz que, “pastores tem abandonado seus ministérios por conta de desvios morais, esgotamento espiritual ou algum tipo de desavença na igreja.”
1 Martins, Dan. Estudo mostra que cerca de 1,5 mil pastores abandonam o ministério pastoral todos os meses. Disponível em: http://noticias.gospelmais.com.br/15-mil-pastores-abandonam-ministerio-pastoral-todos-meses-34607.html acesso em: 04 mai. 2015.
Como o jovem obreiro ganhará o respeito e a credibilidade da igreja? Certamente não será por meio de um comportamento orgulhoso ou agressivo. Timóteo precisava silenciar as críticas ao seu respeito sendo exemplo para os irmãos.
Platão, o conhecido filósofo grego, uma vez foi acusado falsamente de conduta desonesta. "Bem”, disse ele, “devemos viver de tal maneira que todos vejam que a acusação é falsa. Os argumentos e as defesas verbais não podem silenciar a crítica; a conduta sim” (Platão apud Barclay, 1956).
Conforme veremos neste trabalho, o jovem obreiro precisa ser exemplo para os fiéis em tudo, no falar, no agir, nas relações com Deus e com as pessoas. Fazendo assim, sua liderança não será rejeitada, em decorrência da sua pouca idade. Examinaremos os principais desafios do jovem obreiro, à luz de 1Timóteo 4:12,16, destacando a importância do pastor proceder diante da igreja de forma exemplar, além de cuidar de si mesmo e da doutrina...