É preciso pensar no futuro e preservar o meio ambiente. Essa é uma frase que todo mundo conhece, mas são poucos os que a colocam em pratica. Isso ocorre porque não sabem como fazer ou simplesmente por acharem que isso é obrigação apenas dos outros.

A falta de conscientização sobre o papel de cada um como cidadão aliado a poucas informações disponíveis dificulta para que a reciclagem seja feita da mesma forma que acontece em países mais desenvolvidos. Portanto, a primeira coisa que precisa ser feita é informar as pessoas da importância da reciclagem e isso precisa atingir todos os públicos.

Saber separar o lixo reciclável do orgânico é outro desafio. Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que pode e o que não pode ser reciclado. Após separar o lixo, é preciso saber que destino dar a ele, por isso, é preciso investir em mais pontos de coleta fixos e também na coleta seletiva realizada com auxílio de caminhões nas residências.

De nada adianta coletar o material se não existirem equipamentos como a picotadora de papel e a prensa manual para poder processar esse lixo. É preciso investir mais em centros de reciclagem e treinar mão de obrar para lidar com o processo.

O material resultante da reciclagem precisa ser mais bem aproveitado pelas indústrias, que muitas vezes preferem comprar recursos naturais por conta do preço ou facilidade de acesso. É preciso que haja um incentivo para que as empresas invistam mais na utilização de materiais recicláveis, é claro que alguma já tem essa consciência e preocupação.

Na verdade, o grande desafio está na falta de preocupação das pessoas sobre o impacto que o lixo pode causar e no desinteresse em adquirir produtos reciclados. Mudando a consciência das pessoas, os problemas acima citados serão facilmente resolvidos.