Prezados Leitores,

Creio que muitos de vocês devem estar ouvindo muito nos últimos tempos a palavra Logistica Reversa, que em sequência traz a palavra sustentabilidade que para algumas pessoas é importante mas podem não saber dizer porquê.

Pois bem, a sustentabilidade é uma palavra seguinte a palavra logistica reversa em uma cultura normal de processo. Neste artigo, falaremos sobre produtos eletrônicos, um mercado que traz muitas oportunidade e desafios a empresas e pessoas.

Vamos começar pela compra, neste exato momento um consumidor esta comprando um computador, celular ou outro produto similar em uma loja, que por consequência comprou de um fabricante que continua a produzir outras unidades para outros consumidores.

Mas é agora que começa o principal desafio, a logistica reversa. Imagine várias situações:

Produtos que possuem defeitos de fábrica, componentes com problemas, trocas em garantias, usuários que necessitam de produtos mais avançados para executar suas tarefas e produtos que precisam apenas ser descartado.

Parece simples?

Pois é, mas não é bem assim. Imagine que todos os dispositivos de uso pessoal sejam eles utilizados por pessoas ou empresas possuem informações que podem ter impactos devastadores se utilizados de forma incorreta. O segredo de um novo produto, preços de clientes, informações bancárias de pessoas e empresas, fotos e arquivos pessoais.

Qual o valor de uma informação? Por este motivo, a logistica reversa de produtos de informática não é tão simples. Uma simples formatação ou excluir seus arquivos do computador não são processos seguros. Eu lhes asseguro que em poucos cliques, tudo é recuperado e a partir daí, dificilmente rastreados.

Existem processos e protocolos para a realização de todo processo de logistica reversa, durante anos vejo empresas que buscam descartar notebooks de tecnologia atual apenas porque estão utilizando outros mais avançados, enquanto pessoas e empresas menores ainda não estão nesta realidade. Como compartilhar, reutilizar e tratar devidamente cada equipamento para o destino que ele merece.

Para isso você deve procurar uma empresa que possa realizar:

- Testes funcionais e avaliação de seus equipamentos;

- Exclusão definitiva de dados (Data Wipe), existem padrões e métodos internacionais seguros para isto como o processo US DoD 5220.22-M – utilizado e desenvolvido por agências do governo americano e utilizado por grandes organizações ao redor do mundo;

- Reciclagem de produtos eletrônicos de forma correta – é responsabilidade de quem envia um produto que verifique e garanta que os resíduos sejam tratados de forma correta, se você não possui conhecimento para isso, procure uma empresa que possa lhe ajudar.

O processo de exclusão de dados oferece segurança para que produtos possam ser revendidos no mercado com total segurança, cada equipamento recebe um certificado por número de série garantindo a exclusão de todos os dados contidos.

A logistica reversa de eletrônicos por fim é simples, porém exigem cuidados e muita atenção, pois um erro pode ocasionar danos e prejuízos imensuráveis a pessoas e empresas.

Recomendo atenção e cuidado para tratar seus produtos eletrônicos, eles são parte de sua vida e sua empresa e com os devidos cuidados você pode garantir que seus dados realmente não irão pertencer a mais ninguém.