DEPRESSÃO - O DESENCAIXE PERFEITO

O grande desafio da vida é a busca de significado entre o mundo externo e o mundo interno, ou seja: “Quem realmente eu sou e quem sou eu no mundo”.

Na raiz psicológica da depressão, encontra-se uma insatisfação do Ser em relação a Si mesmo, que não foi solucionada, foi ignorada. Esses sentimentos de desencaixe, falta de sentido, vazio existencial e tristeza sem causa aparente, geram um sofrimento psíquico cada vez maior.

De acordo com relatório divulgado em janeiro de 2017 pela OMS – Organização Mundial de Saúde estima-se que existam no mundo 322 milhões de pessoas, ou 4,4% da população global, sofrendo de depressão, alta de 18,4% entre 2005 e 2015.

No Brasil, a prevalência do distúrbio, é de 5,8%, muito acima da média mundial e no topo da lista entre os países da América Latina. São 11.548.577 brasileiros que sofrem de depressão. Em números absolutos, o país fica atrás apenas da China e da Índia — ambos com população superior a 1 bilhão de habitantes — entre os países presentes no relatório. Em termos relativos, o Brasil fica atrás apenas da Ucrânia (6,3%), que convive com conflitos armados desde 2014, Estados Unidos (5,9%), Austrália (5,9%) e Estônia (5,9%).

De acordo com a OMS, a depressão é a principal causa de mortes por suicídio, com 800 mil casos por ano.

É comum ouvir falar que a depressão é o grande mal do século e não é à toa, além dos dados alarmantes divulgados pela Organização Mundial de Saúde vivemos em um momento depressivo a nível global. Basta olhar para o lado e é possível ver que estamos antes de mais nada na era do “ter” ou do “parecer” ao invés de “ser”, esse comportamento da sociedade em geral eleva demasiadamente o nível de insatisfação e desconexão com o Self ou seja, o“ser”, levando à essa onda massiva de depressão e falta de significado.

DEPRESSÃO DOENÇA OU SINTOMA?

A depressão é um sintoma e o mais importante é que você sempre se lembre disso! Um sintoma que alerta de que algo está fora de sintonia, que seu mundo interno está desconectado de seu mundo externo.

A dor física é o registro consciente da dor que afeta no dia a dia e muitas vezes quando nos impossibilita de realizar alguma atividade importante como o trabalho, é que nos chama a atenção para algo que pode estar errado conosco.

Quando temos uma dor física, vamos ao médico e fazemos exames para descobrir a causa, assim se dá também com nossas “dores mentais” e “dores da alma”, tal qual a dor física ela não pode ser retirada ou anestesiada logo de imediato, precisa ser sentida, ela será o guia que dará caminhos para o diagnóstico e tratamento.

O grande desafio para superar a depressão é conseguir mergulhar fundo em você mesmo e buscar significado em seu mundo interno para então poder modificar o mundo externo.

Pergunte sempre para você mesmo:

“Se eu não tivesse que agradar ninguém, ou não tivesse que ganhar dinheiro, o que eu faria da minha vida? Quem eu seria?”

Se você se identificou com qualquer sintoma dessa matéria, talvez você precise de ajuda profissional, procure um psicólogo.

Autora: Danielle Vieira – Psicóloga em Bragança Paulista e São Paulo – SP, CRP 06/131376.