O professor é um construtor de si mesmo e da história, através da sua ação aquele que colabora na construção da sociedade. Através do seu trabalho com seus alunos é um mediador entre o conhecimento e o educando. Portanto, ele envolve-se afetivamente com o futuro de seus alunos, procurando sempre compartilhar na direção de um saber amplo. Para a obtenção deste saber proporcionado pelo aprendizado é fundamental a intervenção dos professores e os demais indivíduos que compõe o ambiente escolar.

O papel do professor de Educação Física na escola é intermediar o conhecimento para os alunos/crianças e utilizar meios para que estes aprendam os assuntos referentes à Educação Física, participando de forma ativa das aulas.

A Educação Física é feita a partir de aulas teóricas e práticas, buscando uma interdisciplinalidade, tendo como uma de suas metas não permitir que o "corpo" seja separado da "mente", durante o processo de construção do saber. Cabe ainda ao mesmo valorizar a motricidade corporal do aluno, dentro do ambiente escolar.

O professor dever reconhecer o aluno como um ser historicamente construído e influenciado pelo seu meio sócio-cultural. Portanto, ele deve promover o diálogo, deixando de ser o centro do processo ensino-aprendizagem, o detentor do saber e um mero repassador de conteúdos, transformando suas aulas numa relação interativa e dialética.Durante as aulas, o professor faz as correções dos movimentos, mas ele não enfatiza a perfeição e sim a participação e o interesse pela aula. O prazer e a ludicidade devem estar presentes em suas aulas, buscando resgatar os jogos e as brincadeiras.

Dessa forma se tornará mais fácil ajudar ao aluno avançar no processo de aquisição do conhecimento, passando a construir formas mais elaboradas de pensar.

Enfim, o professor consegue planejar uma aula onde possa haver uma melhor interação com seus alunos de modo que eles despertem a criatividade e se sintam cada vez mais interessados a participar do processo de ensino-aprendizagem proposto pela escola.