Dentro do Ambiente Escolar, Qual a Sua Função? Professor de Educação Física
 
Dentro do Ambiente Escolar, Qual a Sua Função? Professor de Educação Física
 


O professor é um construtor de si mesmo e da história, através da sua ação aquele que colabora na construção da sociedade. Através do seu trabalho com seus alunos é um mediador entre o conhecimento e o educando. Portanto, ele envolve-se afetivamente com o futuro de seus alunos, procurando sempre compartilhar na direção de um saber amplo. Para a obtenção deste saber proporcionado pelo aprendizado é fundamental a intervenção dos professores e os demais indivíduos que compõe o ambiente escolar.

O papel do professor de Educação Física na escola é intermediar o conhecimento para os alunos/crianças e utilizar meios para que estes aprendam os assuntos referentes à Educação Física, participando de forma ativa das aulas.

A Educação Física é feita a partir de aulas teóricas e práticas, buscando uma interdisciplinalidade, tendo como uma de suas metas não permitir que o "corpo" seja separado da "mente", durante o processo de construção do saber. Cabe ainda ao mesmo valorizar a motricidade corporal do aluno, dentro do ambiente escolar.

O professor dever reconhecer o aluno como um ser historicamente construído e influenciado pelo seu meio sócio-cultural. Portanto, ele deve promover o diálogo, deixando de ser o centro do processo ensino-aprendizagem, o detentor do saber e um mero repassador de conteúdos, transformando suas aulas numa relação interativa e dialética.Durante as aulas, o professor faz as correções dos movimentos, mas ele não enfatiza a perfeição e sim a participação e o interesse pela aula. O prazer e a ludicidade devem estar presentes em suas aulas, buscando resgatar os jogos e as brincadeiras.

Dessa forma se tornará mais fácil ajudar ao aluno avançar no processo de aquisição do conhecimento, passando a construir formas mais elaboradas de pensar.

Enfim, o professor consegue planejar uma aula onde possa haver uma melhor interação com seus alunos de modo que eles despertem a criatividade e se sintam cada vez mais interessados a participar do processo de ensino-aprendizagem proposto pela escola.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Silas Dumont Pires Horta
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduação em Ciências Biológicas pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA, Pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER, Pós-graduando em Gestão Administrativa na Educação pela ESAB.
Membro desde novembro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: