Densidade calórica?

Em física, chamamos de densidade de um dado material, a sua relação entre massa e um determinado volume. Por exemplo, se enchermos uma garrafa (vazia) de 1,5 litro de volume com algodão, e depois pegarmos outra garrafa vazia idêntica e enchermos a mesma com areia, se levarmos as duas garrafas (uma com algodão e a outra com areia) até uma balança, notaremos que aquela com areia possui maior massa do que aquela com algodão. Em outras palavras, a areia possui maior densidade (mais quantidade de massa para a mesma unidade de volume) que o algodão.

Conceito similar a esse foi aplicado em nutrição. Trata-se da densidade calórica. Nesse caso, diz-se que um alimento possui maior densidade calórica quando ele contém maior número de calorias em uma dado volume em relação a outro tipo de alimento. Por exemplo, um filet mignon de 100 gramas possui maior quantidade de calorias que 100 gramas de alface. Em outras palavras, a alface possui menor densidade calórica que o filet mignon.

Repare que no exemplo de densidade calórica não utilizamos o volume do alimento, mas sim sua massa. Isso foi feito, pois geralmente não compramos 1 litro de filet mignon, mas compramos, por exemplo, 500 gramas.

Poderíamos fazer com os alimentos o mesmo exercício que fizemos com a areia e com o algodão. Por exemplo, se pegássemos dois recipientes de plástico idênticos e enchêssemos um deles com filet mignon e outro com alface e analisássemos o conteúdo de calorias em cada um, veríamos que o recipiente com filet mignon possui maior quantidade de calorias na mesma unidade de volume (o recipiente) que a alface. Assim, dizemos que o filet mignon possui maior densidade calórica que a alface.

Ingerir alimentos com densidade calórica baixa como é o caso dos vegetais, garante maior saciedade e ingestão menor de calorias o que, em última análise, colabora para manter o peso ou perder peso.

Preparado a partir de:

SLYWHITCH, E. Emagreça sem dúvida. São Paulo: Editora Alaúde, 2014.p.144.