A proliferação da dengue, no Brasil, já ultrapassou o estágio da preocupação. A doença é considerada uma epidemia, principalmente, em Mato Grosso. O índice de mortos pela doença é, consideravelmente, alarmante na capital mato-grossense. E, infelizmente, o grande culpado por esse terrível mal é, simplesmente, o próprio o povo.

Apesar de saber como evitar a proliferação do mosquito que causa a doença, muitos moradores, de Cuiabá e grandes cidades no país inteiro, ignoram os procedimentos e, com isso, a doença vem ceifando vidas desordenadamente. Nas cidades existe um grande número de terrenos baldios que cooperam com a “criação” de focos do mosquito, aedes aegypti, pois, nesses terrenos, são encontrados objetos e coisas que armazenam água e, assim, o mosquito deposita suas larvas e processam o surgimento de novos mosquitos aumentando a possibilidade da contaminação. Cada mosquito pode infectar até 300 pessoas e seu ciclo de vida pode chegar até 45 dias.

As políticas de prevenção, de certa forma, têm sido adotadas, porém, a eficácia ainda não foi notada. A população carente é a grande necessitada de informações e ou práticas que a oriente sobre os procedimentos simples e eficazes para a inseminação do mosquito. O certo é que o povo deve adotar medidas urgentes de prevenção para que o mosquito seja erradicado do meio social. O principal fator da dengue é a falta de higiene, e para se ter higiene basta ter consciência e comportamento humano social.

É muito fácil culpar o governo por estar atrasado no processo de prevenção em nível de saúde nacional, mas o dever de casa deve ser feito pelo cidadão comum. Não é preciso ficar esperando que as autoridades competentes façam os serviços públicos destinados à saúde e ao bem-estar da sociedade, é preciso que cada um proceda com educação e, no mínimo, limpe sua casa; seu terreno. O lixo é a casa da dengue.

A iniciativa do governo pode começar por medidas legais que punam o cidadão que não limpa seus terrenos desocupados. A verdade consiste na falta de medidas rigorosas com aqueles que desobedecem a lei. Manter terrenos limpos, e sem focos de proliferação dessa doença terrível e que ceifa vidas humanas, é dever dos proprietários e, se não fazem, têm que ser punidos.

Muitas vidas inocentes já foram ceifadas pela dengue. Por isso, não se pode ficar esperando o inusitado. Todos precisam lutar contra esse mal e é possível começando dentro de casa, jogando seu lixo e limpando seu quintal. Não deixe nenhum vestígio para que o mosquito não deposite suas larvas. Medidas simples como essas ajudam o governo e a própria população a protegerem-se do mosquito aedes aegypti.

Infelizmente, não há nenhum tipo de vacina que nos proteja da dengue. Então, vamos unir forças e criar grupos ou movimentos de combate a esse mal. Nossos filhos e netos devem ser protegidos e nós devemos fazer o nosso dever. A vida merece respeito; nosso respeito. Quando você ver seu vizinho, amigo, irmão ou parente, praticando atos inoportunos e que contribuem com a proliferação do mosquito da dengue, informe-o sobre os cuidados, se eles não o respeitar, não hesite, denuncie. A denúncia pode ser anônima, ligue para a prefeitura de sua cidade, mas não deixe que inocentes paguem pela irresponsabilidade alheia.

Quando você participa das coisas que facilitam a vida do próximo e a sua também, você está contribuindo com os preceitos de cidadania, isso é digno de pessoas que acreditam que o próximo merece o mesmo valor que você acha que deve ser adotado a você mesmo, por isso não contribua com os males que assolam a vida social.