UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

LUIS GUSTAVO WERNERSBACH RONCHI

DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 

POLO DE VITÓRIA – ES

2015

UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA 

LUIS GUSTAVO WERNESBACH RONCHI 

DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 

Artigo de opinião da disciplina História da Educação no Brasil para o Mestrado em Educação Holística apresentado a UNIFATEFFIR – Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata, solicitado pelo prof. Luiz Antônio Gomes Pinto.

POLO DE VITORIA

JUNHO/2015

DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 

            O modelo de educação que temos hoje, muitas vezes é criticado, pois o aluno conquistou uma série de direitos que antes não tinha. Ao questionarmos sobre o modelo de educação que temos hoje, muitas vezes nos remetemos ao passado nos referindo às escolas de antigamente com certa e reverência e orgulho. Temos em mente uma escola que quem mandava eram os professores, os alunos não tinham direto sequer de discutir com o professor ou diretor.

            Enquanto falamos dessas escolas com muito orgulho, nos esquecemos de que a Escola a que reverenciamos era uma escola para poucos, onde somente as elites pertencentes às classes média e alta tinham condições  de manter os seus filhos estudando, enquanto as outras pessoas não estudavam ou se tinham o mínimo de educação possível, a ponto apenas de aprenderem a desenhar os seus nomes.

            Nossos pais não chegaram a estudar nem o oitavo ano e muito menos nossos avós. Quanto mais nos aprofundarmos sobre o sistema educacional no Brasil, mais veremos que a educação de antigamente era um artigo precioso, que não estava disponível para todas as famílias brasileiras.

            Indo um pouco mais além, podemos perceber que nas décadas de 60 - 70 tivemos uma educação rígida, de cunho militar, onde as instituições eram administradas seguindo os preceitos do militarismo ou por algum tipo de Ordem Religiosa, onde apenas uma parcela da população podia frequentar essas escolas. Os alunos eram submetidos ao rigor do militarismo e das ordens religiosas, como podemos lembrar nitidamente as filas, os cantos que os alunos eram obrigados a cantar antes de iniciar as aulas, os uniformes, tudo era muito perfeito pra época, mas que reflete a conclusão de que quem não atendia o que era estabelecido, estava sujeito a castigos e privações.

            A LDBN 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases Nacional) veio para democratizar o ensino brasileiro. Ela coloca parâmetros para o atendimento de toda a população escolar, desde a Educação básica até o Ensino Superior, bem como os cursos de pós-graduação em Mestrado e Doutorado.

            Com essas mudanças que aconteceram, temos hoje, apesar de toda problemática que enfrentamos no dia a dia, uma escola aberta ao público onde todas as pessoas têm condições de estudar, não importa a classe social e/ou a etnia. A família está mais próxima da comunidade escolar, os caminhos se abriram para todos, deixando a rigidez e o perfeccionismo de lado, apesar manterem os padrões de qualidade, pois rigidez não quer dizer qualidade e/ou quantidade.

            Temos uma escola que absorve quase 100% da população em idade escolar, em se tratando da educação básica, que compreende desde o ensino infantil até o ensino médio, que é responsável pela formação profissional do cidadão, onde presume que ao concluir o ensino médio, o cidadão já está apto a seguir uma carreira profissional e cuidar de sua vida financeira e social.

            A criação de cotas no ensino superior veio possibilitar a oportunidade de acesso a um curso de graduação para várias pessoas, que tinham uma possibilidade remota de ingressar em uma Faculdade, principalmente porque as pessoas negras e pardas sempre foram as mais prejudicadas financeiramente, exatamente por conta da herança deixada pelos nossos colonizadores, que impediam que os negros crescessem intelectualmente.

            Por fim, a educação é um direito de todos e todos devem lutar para que esse direito seja atendido em toda sua plenitude.