Lembro-me  de Amélia, da doce e meiga Amélia, a mulher sofrida, carente, corajosa, forte e ao mesmo tempo frágil. Aquela mulher sonhadora, desejava um dia ser enxergada pelo marido como uma mulher que tinha sentimento, que estava viva, disposta a ser amada e viver esse amor com romantismo, e não como um objeto do prazer, alguém usada no momento que ele desejasse. O prazer era todo dele e não dela; ele nem se importava com seu sentimento, ela não tinha se quer o direito de dizer como queria.

   Amélia lavava roupas, passava, cozinhava, acordava antes do marido, preparava sua marmita, o café, levava os filhos para a escola, arrumava a casa, e seu trabalho só terminava altas horas da noite. O marido chegava, e lá estava Amélia à beira do fogão, exalando cheiro de alho, cebola, com o semblante cansado.

_ A comida ta pronta, mulher?

_ Sim, marido!

   Um dia Amélia decidiu mudar, “ jogar o balde pro alto “, dizer não àquela vida caótica, conquistar seu espaço, valorizar-se de fato e não ser somente mais uma no meio da multidão; Amélia decidiu viver, dar o brado de independência e livrar-se daquela “ escravidão “ macabra. Amélia decidiu ser mulher e não somente esposa; Amélia desejou ser feliz, fazer o que antes nunca fizera, sentir-se útil, admirada, reconhecida, e por que não aplaudida?

   Amélia merecia tudo isso!

   Tal como Amélia, muitas mulheres continuam vivendo só em função do esposo, dos filhos, de sua casa, e esqueceram de si mesmas, de se olharem no espelho e se acharem belas, de reservarem um tempo para seus caprichos, desejos e sonhos. São mulheres que pararam no tempo, que investiram tudo de si numa vida que não é delas, que transmitem prazer, alegria, mas são tristes, mal amadas e frustradas.

   Há mulheres que não chegam ao orgasmo, que é o êxtase do prazer, e nem se quer falam disso, porque o marido não dá a mínima; por esse motivo se trancam em seu mundinho, dizendo que tudo está muito bem, que o casamento está perfeito, que são felizes, que nada lhes falta. Na realidade, elas tentam se enganar, e vêem no sexo um costume e não um momento de prazer. Elas têm medo ou ficam sem jeito de dizer que não estão satisfeitas, e não dizem a forma que desejam que ele, o marido, faça, tudo porque não há entrosamento e diálogo. O marido mal conversa com ela no momento da relação sexual e age como um cavalo, ejaculando rapidamente. O que muitos homens não sabem ou não querem saber, é que para apreciar o valor de uma relação sexual, é necessário ter alguém para compartilhá-la.

   Há homens que fazem sexo sozinhos, a mulher é tão somente um depósito de descarga de sêmen, um objeto do prazer, alguém com quem eles sentem prazer, mas não se importam se o transmitiram.

   O sexo é na realidade uma parceria, um comum acordo para se chegar a um resultado satisfatório em que ambos se realizem.

   Se você vive esse dilema, prezada leitora, converse com o teu marido, diga o que ele deve fazer e como fazer para realizá-la; exponha os teus desejos e fantasias, o que te dá prazer, o que te satisfaz. Pode ser que esteja faltando uma conscientização da parte dele, pois não há conscientização sem informação, por isso, informe-o sobre você; não deixe de viver teus melhores momentos com medo de não ser compreendida por ele. Tente pelo menos, pois se não tentar, nunca saberá a resposta. Seja você mesma, erga a cabeça, viva a vida da melhor forma possível. Seja esposa, mãe. Amiga, mas acima de tudo, seja mulher, seja feliz, pois se você for feliz no casamento, todas as áreas da tua vida terão vida, terão cor. Não aceite ser a Amélia calada, conquiste o teu espaço, realize teus sonhos e dê o brado de independência, pois você merece, você nasceu pra ser feliz! Se ame, mulher, você tem esse direito. Lembre-se que não estamos mais na Idade Medieval ou em países que a mulher é apenas um objeto de prazer e procriação; estamos no Brasil, na América do Sul, na América Latina; estamos em tempos modernos, em tempos que você, mulher, tem o direito de ter direito, de ser mulher...

   Um forte abraço deste poeta amigo que torce por tua felicidade.