Reflexão sobre a Constituição Dogmática
"Dei Verbum"



OBJETIVO-

O maior objetivo do Concílio era difundir a Palavra de Deus, em cumprimento ao desejo de Jesus Cristo que anunciou: «Ide pelo mundo inteiro e anuncie a Boa Notícia a toda a Humanidade.» (Mc 16,15) Logo, no Proêmio, destaca-se o objetivo de «propor a genuína doutrina sobre a Revelação Divina e a sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame.» (DV 1)
A estrutura do documento é bastante simples, mas concentra um ensinamento muito profundo e belo. É designada "constituição dogmática" exatamente por tratar de temas de fé. Mais especificamente, aborda a complexa relação entre Escritura e Tradição.


A REVELAÇÃO-

É auto-manifestação de Deus que abrange tanto o seu ser como as suas obra e palavras, pois o Deus da Bíblia é uma Pessoa viva. É na Bíblia que conhecemos toda a ação de Deus na História.
A Revelação é a iniciativa de Deus, conhecer Deus é uma experiência de mistério, é transmissão da Revelação Divina.
Citações -
1. Ef 1,3-14 ?
2. Rm 8,18-19 ?
3. Mt 11,25-27 ?
4. Jo 15,14-15 ?


A SAGRADA TRADIÇÃO-

A igreja extrai todo o seu ensinamento da Revelação Divina através da tradição oral que veio dos apóstolos e da tradição escrita, a Bíblia Sagrada.
A Sagrada Tradição apostólica é um dos pilares da Igreja Católica, e estas tradições fazem crescer a fé do povo de Deus, pois é uma inesgotável fonte de vida. Esta Tradição progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo. Cresce, com efeito, a compreensão tanto das realidades como das palavras transmitidas.

O ANTIGO TESTAMENTO-

O Antigo Testamento é o caminho de preparação para a vinda de Cristo.
No Antigo Testamento vemos o temor se destacando, mas a confiança em Deus é o principio essencial que observamos.
Foi no seio do povo hebreu que nasceu a Bíblia (A.T.) Os textos bíblicos do Antigo Testamento começaram a ser escritos a partir do século IX a. C. No decorrer dos séculos foi-se formando a biblioteca sagrada de Israel .E o último livro a ser escrito foi Sabedoria .
O AT nos revela de maneira sublime os ensinamentos e o mistério de Deus que se deixa conhecer no anuncio profético de seu filho ? Jesus Cristo ? que nos seria revelado ao mistério da nossa Salvação.
Para entendê-lo devemos observar os gêneros literários da época.


SAGRADAS ESCRITURAS-

Escritura é toda ela inspirada por Deus, pois os seus autores escreveram por inspiração do Espírito Santo, de modo que, mesmo que cada autor dos livros bíblicos tenha seu estilo e sua visão, o autor final da Escritura é o próprio Deus e a Bíblia é realmente palavra de Deus que nos transmite a verdade para a nossa salvação.
A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo
O povo deve ler a Bíblia, pois é a fonte de sabedoria para a vida e crescimento contínuo na comunidade de Deus.
A Escritura deve ser a alma da teologia e o estudo permanente dos livros sagrados.

NOVO TESTAMENTO-

Centro da Revelação da pessoa de Jesus Cristo.
No Novo Testamento, Jesus Cristo nos apresenta como autor da salvação. Jesus é a palavra revelada de Deus. O Pai envia para a humanidade a Luz.
A História da Salvação, que conhece a plena revelação em Jesus Cristo, verbo encarnado. É Ele, diz a Dei Verbum, o mediador e a plenitude de toda a revelação.


A FÉ-

A fé cristã é uma completa confiança em Cristo, pela qual se realiza a união com o Seu Espírito, havendo a vontade de viver a vida que Ele aprovaria. Não é uma aceitação cega e desarrazoada, mas um sentimento baseado nos fatos da Sua vida, da Sua obra, do Seu Poder e da Sua Palavra
A fé nos ajuda a entender a Bíblia, é uma certeza que nasce do coração. É ela que nos move, nos faz acreditar na eternidade e é sumamente importante para a aceitação da Revelação, nesse sentido a fé é sinônimo de entrega e obediência a Deus.
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SAGRADA ESCRITURA NA VIDA DA IGREJA-

É preciso que todos os fiéis tenham acesso à Sagrada Escritura, assim, a palavra de Deus estará ao alcance de todos.
É importante que os católicos sejam comprometidos com a evangelização, procurem conhecer o mais profundo das escrituras. Na História da Salvação vemos que DEUS é atuante e, se revela na história e através dela. Precisamos manter contato intimo com a palavra de Deus.


OS APÓSTOLOS-

O anúncio deve continuar a ser realizado pelos Apóstolos de Jesus (Mt 28,19-20 e Mc 16,15), isso em vista da salvação de todos. Os apóstolos transmitiram a fé por escrito e oralmente, de modo que, como sucessores, ficaram os bispos que em seu grupo formam o Magistério da Igreja. A relação Sagrada Tradição e Sagrada Escritura é espelho da Igreja missionária.
Os apóstolos exortam sobre a necessidade de se manter a tradição oral e escrita. A Igreja é depositária dessa fé revelada. E a tradição é dada pelo Espírito Santo à perspectiva de progressão. A Igreja caminha para a plenitude. Os Santos Padres são à base da Tradição que se transforma na práxis da Igreja. Formação do Cânon.


A HISTÓRIA ?

Do ponto de vista apenas cronológico nota-se uma revelação muito lenta de Deus, pois desde Abraão (1850 a.C) até Jesus no Evangelho muito tempo passou. De qualquer maneira, a DV nos mostra um Deus único, vivo e verdadeiro que quer ser esperado até a plena revelação em seu Filho. Disso tiramos a conclusão de que a revelação de Deus na História é gradual. Primeiro Ele escolhe um povo; segundo, caminha com esse povo; e, por fim se encarna na história desse povo, o qual chamou Povo de Deus


IMPORTÂNCIA DA BOA INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA-

Uma boa Teologia da Revelação vai depender de uma correta interpretação da Palavra de Deus. Na Sagrada Escritura se percebe a verdade e a santidade de Deus. É a linguagem de Deus, escrita de maneira humana. Escolha de um povo (Gn 15,18), Abraão, Moisés e os Profetas. Já há um prenúncio da Salvação e a escolha por um Deus único.
A Palavra de Deus não pode ser fragmentada, nesse sentido é importante o realce dado pelos Padres Conciliares aos dois Testamentos: primeira e última aliança ? Primeiro e Segundo Testamento. A estrutura do Antigo Testamento prepara, anuncia e simboliza a vinda de Cristo. Há uma pedagogia divina. O Novo Testamento está latente no Antigo Testamento. O AT está patente no NT. Não entendemos a Revelação sem o uso do AT e do NT.


Bárbara Araújo Elias
Curso Teologia-CETE
Barbacena, 13 de setembro de 2010


Referência Bibliográfica-

Compêndio do Vaticano II-29ª Edição-Editora Vozes-Ano 2000