A definição de uma política de cargos e salários sólida e objetiva, serve para que a empresa não se perca nos processos de progressão profissional de seus colaboradores.

            Dicas de fases para o sucesso da implementação dessa política. 

Diagnóstico inicial

Realizar levantamento de todo o histórico e estrutura organizacional da empresa, levantamento dos cargos e as funções que compõe a carreira da empresa e o perfil dos cargos analisados.

Análise de cargo

Detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidade para que possa desempenhá-lo, considerando também as responsabilidades que são impostas ao ocupante. É através da análise que será feita a verificação comparativa.

Descrição de cargo

         É o processo que consiste em determinar pelo estudo ou pela observação as tarefas ou atribuições que compõe um cargo e o torna diferente de todos os outros.

Avaliação de cargo

         Processo que busca informações sobre os cargos através da análise e descrição de cargos para permitir decisões comparativas entre eles, enfatizando a natureza e o conteúdo dos cargos e não as características das pessoas que o ocupam.

Pesquisa salarial

         É o estudo do salário praticado dentro de um certo setor empresarial, assim podemos conhecer o salário praticado por outras organizações e manter o equilíbrio externo com relação ao mercado de trabalho.

         Utiliza pesquisa realizadas por empresas nas quais tenha participado.

         Utiliza pesquisas feitas por empresas especializadas.

         Promover a própria pesquisa salarial.

         Convenção coletiva da categoria.

Tendências salariais

         É a influência que o mercado exerce na política salarial da empresa, levando em conta a região, o cargo, o ramo da empresa, a qualificação exigida para o cargo.

Política de Cargos e Salários

         Estabelece regras para os reajustes coletivos, baseado nos acordos coletivos com os sindicatos das categorias , através das convenções coletivas dos sindicatos dos empregados.

Manutenção do sistema

         O sistema prevê situações que poderão gerar alterações salariais, como: fim do período de experiência; promoção vertical; promoção horizontal; transferência para outro cargo; e reclassificação do cargo.            

 

Análise da convenção coletiva

            É necessário o conhecimento da convenção coletiva de cada categoria envolvida no processo da empresa. Ela norteia todos os passos que o trabalhador pode dar, para proteção dos seus direitos e estabelece limite coerente deles.

Obrigações do empregador

Pagamento de salário e seus insumos, fornecimento de vale-transporte, vale-refeição, assistência médica, seguro de vida, fornecimento de EPI, auxílio funeral, fornecer a reciclagem.

Obrigações do empregado

Apesar de não constar por escrito é implícito que o empregado tem que cumprir as normas que regem a empresa e as constantes na convenção coletiva.

Importância da Convenção para o PCS

            A convenção coletiva é a “carta magna” de uma categoria, o que faz com o PCS a consulte para a sua implementação, evitando que se cometa erros que no futuro podem comprometer a empregadora no que tange as questões de salário e benefícios, mais os direitos do trabalhador.

            Espera-se que estas dicas possam colaborar com os profissionais envolvidos com o PCS, no desenvolvimento das suas funções.