DEFICIÊNCIA ou RETARDO MENTAL E DIFICULDADE DE APRENDIZGEM

Para diferenciarmos  deficiência mental de dificuldade de aprendizagem faz-se necessário conhecer e compreender os respectivos conceitos.

Deficiência mental (Associação Americana de deficientes mentais AADM 1873)

“Retardo mental diz respeito ao funcionamento intelectual geral, significativamente, abaixo da média, associado ao déficit de comportamento adaptativo evidenciados durante o período de desenvolvimento”. ( Mazzotta, 1989, p 10)

O que se entende por Funcionamento Intelectual abaixo da média: é o desempenho que apresenta mais dois desvios padrões abaixo da média dos testes de inteligência que corresponde ao QI (quociente de inteligência) de 67 e de 69, respectivamente, subentendendo-se que o QI normal vai de 90 a 110. ( escala do teste de inteligência de Stanford-Binet).

“Período de desenvolvimento: estende-se até os 18 anos.

Comportamento adaptativo: é definido pelo grau de eficiência que o indivíduo atende aos padrões de: independência pessoal e responsabilidade social esperados de sua idade e grupo cultural.

Os prejuízos no comportamento adaptativo surgem nos primeiros anos de vida pela maturação, retardo no comportamento sensório-motor, na linguagem. Nos anos escolares os prejuízos refletem na aprendizagem das habilidades essenciais à educação escolar.

Na idade adulta a adaptação ocorre no ajustamento social, principalmente, na incapacidade do indivíduo de manter-se economicamente e satisfazer as expectativas da comunidade. (Mazzotta 1987).

Tal definição considera fatores genéticos, fisiológicos emocionais e sócio culturais.

Há divergências, entre os pesquisadores, quanto ao critério para a classificação dos deficientes mentais considerando-se: etiologia (origem) grau de inteligência ( por meio de testes), combinação de sintomas e prognóstico. Comumente baseiam-se na medida de inteligência e comportamento adaptativo.

Dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer com qualquer indivíduo causada por diferentes fatores, como:orgânicos, psicológicos, sócio econômico cultural, relações vinculares e problemas da própria escola (Bragantini 2000).

Para Dunn e Dunn (1997) a dificuldade de aprendizagem é um transtorno que afeta a maneira pela qual indivíduos de inteligência normal ou acima            da        média :    selecionam, retém e expressam                    informações.

São características da dificuldade de aprendizagem: desordens ocorridas pela dificuldade na aquisição e utilização da: audição, fala, leitura, escrita e raciocínio matemático, isto é, acontece um certo “deficit” específico para a aprendizagem e o sujeito  aprende de forma diferente por conta das informações que são transmitidas de forma desordenada entre os sentidos e o cérebro .        

As dificuldades de aprendizagem envolvem  áreas de percepção, como:

-discriminação visual ou auditiva

-discriminação figura-fundo

-memória visual ou auditiva

-sequenciamento visual ou auditivo

-percepção espacial

-lateralidade

A base da aprendizagem é a motivação. A falta de motivação leva à dificuldade de aprendizagem que poderemos chamar, muitas vezes, de “dificuldade de ensinagem”.

Considerando-se as diferenças individuais, cada indivíduo aprende de maneira diferente, conforme seu melhor canal de percepção. Quando o que ensinamos chega ao indivíduo de modo a não atingir o seu melhor canal de percepção, ele não  aprende.

            Destacamos a importância de os professores conhecerem as características cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais das faixas etárias sobre as quais atua, evitando levar o aluno julgar-se “burro”, tornando insatisfeitos :escola, pais ,alunos e próprio professor. Muitas vezes, a simples mudança de estratégia, ou de método conseguirá atingir, ou motivar, alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. Consideramos assim, a necessidade de o professor dominar métodos e estratégias diferenciados aplicados à mesma área do conhecimento.

Neste caso  deve ocorrer a interferência de um profissional adequado que identifique o problema, a fim de que a criança supere as suas dificuldades.

Distúrbio ou transtornos de aprendizagem: Caracteriza-se por comprometimento restrito a uma área específica do desenvolvimento acadêmico (leitura, escrita, matemática)  e não comprometimento geral de funcionamento intelectual (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 1995).

Os distúrbios, muitas vezes, podem ser a base  das dificuldades da aprendizagem.

A criança com distúrbio  ou com dificuldade de aprendizagem é criança normal que aprende de forma diferente.

Tipos de distúrbios: dislexia (leitura), disgrafia (escrita), discalculia ( matemática), disortografoa (erros na escrita),TDAH( transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Dislexia: afeta\ a aprendizagem da leitura, silabação, soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Atinge pessoas inteligentes, pessoas de todas as classes, famosos, anônimos. Sinais de dislexia: dificuldade para ler, escrever, soletrar, rimar.

Disgrafia:alteração da escrita ligada a problemas perceptivo-motores.

Há necessidade de desenvolver coordenação viso-motora.

Características: traços pouco precisos, falta de pressão no traçado.

Discalculia: transtorno de aprendizagem a tudo o que diz respeito a números: classificação, operações, sequência numérica, tabuadas. Já na Educação Infantil a criança tem dificuldade em entender os termos igual  e diferente.

Neste caso deve ser utilizado o caderno quadriculado, os enunciados dos problemas e exercícios devem ser bem claros e os exercícios devem ser repetitivos.

Disrotografia: ocorre quando há muitos erros na escrita.

A  disartria ou a  dislexia  levam à disortografia.

Características: erros na percepção visual ou auditiva, falha de atenção, aprendizagem incorreta na leitura e escrita, principalmente, na alfabetização.

TDAH: A criança é irriquieta, não presta atenção, perturba o ambiente.

Características: manter o foco de atenção, dificuldade em controlar a impulsividade e agitação (hiperatividade), dificuldade em reter conhecimentos e dificuldade de organização.

O TDAH tem base orgânica; significa que uma estrutura cerebral, o lobo pré-frontal, não trabalha como o desejado

O professor que domina diferentes métodos e estratégias aplicáveis a diversas áreas do conhecimento terá plenas condições de lidar com dificuldades de aprendizagem, obtendo um retorno positivo aos seus ensinamentos.

Bibliografia:

Kirk, Samuel A. e Gallagher, James J.: Educação da criança excepcional

São Paulo: Martins fontes 2000

Araújo, U.F. : Assembleia escolar: um caminho para seleção de conflitos

São Paulo : Moderna, 2004

Kupfer, M.C.: Para que ensinar a quem não aprende

Inn: Psicanálise, infância, educação

Anais do III Colóquio do LESI, 2002