Quando percebi que algo estava diferente na Lucília não me abati, acho que na época estava tão firme e confiante que saber sobre a Lu não alterou em nada minha vida, porém meu marido não pensou da mesma maneira, o que acho normal para ele que foi criado em um padrão de "arquétipos de extrema perfeição". Nunca me esqueço quando a médica nos disse para que não colocasse esperança em nossa filha passar na Usp.... Ela nem imagina o ponto que ela mexeu nele .... Risos...

O que é ser normal hoje? O que é ter de viver dentro de um padrão pré estabelecido hoje? Todos sofremos com isso, não acham? Pbserve as patologias dentro de nossa sociedade e verá que tudo possui uma causa comum: " Não estar enquadrado em uma forma ou padrão pré estabelecido"

Estabelecido por quem? Quando? Quem disse que deveria ser assim? Mais uma vez pergunto o que é ser normal hoje? O problema está na concepção de homem e de mundo que delineia as ações e orienta as formas de se pensar do próprio homem! E com isso mais uma vez estamos condicionados à opinião estabelecidos por "HOMENS" !

O que penso é que filho não vem com manual de instrução seja como for e assim também são os alunos que chegam em uma escola e vejo o quanto ainda temos que crescer...

Um ponto importante: INTERAÇÃO
A meu ver é um outro nome escolhido , ou melhor, uma maneira mais sutil de dizer "Exclusão" ou mesmo "segregação". Com o intúito de "ajudar" coloca-se crianças com dificuldades de aprendizagem todas juntas em uma sala de aula e no intervalo é que eles têm contato com as outras crianças.... Ué... Isso para mim continua sendo SEGREGAÇÃO!

Para começar a palavra integração é definida como: “ [ Do latim integratione ] 1. Ato ou efeito de integrar ( se ) . 2. Ação ou política que visa integrar um grupo as minorias raciais, religiosas, sociais, etc. (...) “ Ferreira (1986, p.954 )...

Há uma confusão de conceitos que devem ser bem explicados para que se tenha plena noção de sua real significação! Além da ideologia por detrás disso como bem escreveu D’Antino (1997, p.102)

“... na educação ainda se reflete a ideologia político-social de qualquer sociedade, há de se tentar compreender a educação especial que hoje temos de conformidade com a sociedade em que vivemos. Sociedade essa que tende a excluir as minorias e delas esperar sempre muito pouco. (...)Sabe-se que a idéia de isolar e segregar está presente em muitos que pensam na educação dos portadores de deficiência mental, por considerar que a sua plena integração social jamais se consolidará numa sociedade competitiva que preconiza o desempenho, a produtividade, o vigor a beleza, etc.”

Continuando sobre a Inclusão

Tudo possui seu início e a escola é a primeira noção que a criança terá de "vida em grupo"... É justamente aqui que a sociedade deve já em germe refletir o que esta mesma irá viver futuramente!

Está no momento de se refletir profundamente no que é a escola, quais as suas funções, os seus problemas e a maneira de solucioná-los, isto é, teorias são muito lindas no papel, porém devemos arregaçar as mangas e não só diagnosticar e sim AGIR!

Penso que na verdade não são as pessoas com deficiência que devem aprender conosco e sim o contrário... Somos nós que aprendemos com eles...

Há um filme que indico á todos: História real pura! Para refletirem....

"Meu nome é Rádio": Sinopse: Na Carolina do Sul, o técnico de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) faz amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante de colegial que é deficiente mental. O relacionamento do dois dura décadas e Radio se transforma de um garoto tímido e atormentado a uma inspiração para a comunidade onde vive.

Uma outra experiência atual

Tive o previlégio este semestre de estudar "Libras" e aprender, ou melhor, compreender a questão sobre a inclusão dos surdos que para nós que não vivemos esta realidade deveríamos todos ter a experiência, ler e conviver para aprender mais...



Recomendo a leitura do livro: "VENDO VOZES - Viagem ao mundo dos surdos" de Oliver Sacks.


E aqui escrevo a resenha que fiz:

"Como eu já escrevi anteriormente um outro universo dentro da inclusão se abriu para mim. Logo no início da leitura fui percebendo a ampla dificuldade com que a realidade dos surdos foi com o tempo sendo superada. Nada de grande se faz de um dia para a noite e ainda estamos no que concerne á inclusão, deficiência, preconceito caminhando.


Outro ponto de vista bem pessoal (posso dizer pessoal mesmo) a qual fiquei vários dias meditando no fato de que apenas um Padre que só queria compreender e salvar uma alma através deste objetivo encontrar uma maneira para que isso fosse possível foi capaz com apenas um gesto de amor transformar toda uma realidade. O que nós também não poderíamos fazer através de um pequeno gesto de amor?

Eu amei a leitura e a degustei de tal forma porque era algo vivo e presente, isto é, a realidade da quais muitos não sabem que existem e que ao mesmo tempo em que essa realidade pode te derrubar esta mesma te mostra e ensina o quanto somos capazes e podemos superar a nós mesmos. Os exemplos citados, as reflexões do autor... Novas informações, enfim, conhecimentos que são acrescentados e incorporados fazendo do ser um outro ser modificado...

E ainda diante desta reflexão em que faço quando olho para o mundo, para a realidade, para o que estudo e até dentro de mim mesma coloco agora sob a visão nova desta leitura, ou seja, pode uma pessoa viver completamente sozinha neste mundo? Pode uma pessoa viver no eterno silêncio? A exclusão em si devasta qualquer pessoa, mas ser excluído na linguagem faz com que nos negue o direito de ser o que somos, isto é, a própria humanidade... Ser humano... "

Pensem nisso...

Christiane.