Artigo

MÃO DE OBRA

Como melhorar seu relacionamento com seus clientes.

DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA E EXPERIÊNCIA.

Publiquei esse artigo em um fórum especializado em assuntos voltados a construção civil há algum tempo, e revendo meus arquivos, resolvi publica-lo novamente no intuito de esclarecer, e até mesmo ajudar os profissionais da área a entender melhor seu nicho de negócio.

Bom, antes quero dizer que essas dicas não cabem para todos ou seja, cada ramo de atividade tem suas peculiaridades e que o intuito do artigo não é prejulgar e incitar, somente para efeito de orientar e levantar alguns peculiaridade que existem na prática mas muitos desconhecem.

Certo dia, a conversar com um amigo do ramo, relatou-me que trabalhará há 15 anos no ramo da construção civil, e que não conseguia mais manter uma regularidade nos trabalhos, e portanto, lhe dava insegurança de investir e continuar no mercado. E me questionou: Você é um “cara” de “SORTE” pois só trabalha para a “Elite da Cidade”.

Bom, ri por alguns segundos e nossa conversa ficará por terminar. Por dias estive a pensar nessa conversa e na ocasião não puder aprofundar o assunto.

Então, resolvi escrever esse artigo e posso afirmar que eu não tenho “SORTE”.

Detalhe: Nem todos meus cliente são da elite, são pessoas comuns fartas ou não de recursos financeiros, mas que conhecem meu trabalho e se planejam.

Atribuo o substantivo “SORTE” a: Dedicação, Persistência e Experiência.

DEDICAÇÃO

Ser dedicado é conhecer bem o que faz, buscar sempre o melhor para seu cliente, estar atendo as tendências de mercado e indicar matérias de qualidade para valorizar o trabalho a ser feito. Quando for indagado, cuidado no que irá dizer. Se não possui certeza na afirmação, busque-a, pois a internet é o caminho mais rápido. Respeite seu cliente pois ele confiou em você quando o contratou, zele por ele. Em alguns casos, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.

PERSISTÊNCIA

Persistir é não desistir, e entender que o mercado passa por fases e que nelas, você se fortalece.  Mão de Obra é uma atividade de trabalho que o próprio nome diz: “Feito a Mão”.

Para continuar persistindo, a pessoa precisa dar sequência nos trabalhos afim de manter-se motivada.

Para quem está no ramo há anos como eu, é mais fácil pois a pessoa tem “nohall” (Nome na praça), mas para um iniciante que pretende se lançar no mercado é mais complicado.

Para um pessoa persistir necessita de motivação, mas antes precisa ter perspectiva que o amanhã será melhor.

Como dar sequência de trabalhos, precisa ter paciência e endente que mão de obrar se dá por indicação ou seja, a pessoa que você está prestando serviço que irá falar de você, então qual a imagem você quer passar?

Citarei algumas dicas que aprendi nesses quase 25 anos de atividade profissional:

  • Mão de obra

Diga sempre a verdade sobre o que você tem de conhecimento;

Não seja desonesto respeite seu cliente pois ele confia em você;

Cuidado com orçamento, pois se fizer estimativa errada, terá que arcar com o prejuízo;

Faça orçamento por escrito cite tudo que será feito, prazo de entrega e formas pagamentos;

Não abandone o trabalho se tiver tendo prejuízo, fale com seu cliente pois ele PODE entender, mas seu cliente não tem obrigação, o prejuízo é seu;

Mão de obra demanda tempo, atenção, processos e capricho, lembre-se seu nome está em jogo;

Não seja leviano, pois em algum momento o trabalho errado ou mal feito será descoberto;

Quando for indicar um parceiro, cuidado pois o cliente confia primeiro em você, portanto, não faça indicação por parentesco, por convívio religioso ou social, e não queira levar vantagem financeira nas indicações, isso é postura antiprofissional.

  • Perfil de clientes

Mesmo quando o cliente não esteja a entender suas orientações, tente falar de forma clara, pois serviço mal interpretado pelo cliente pode ocorrer desacordo futuros;

Quando requisitado para um orçamento, entenda o perfil do cliente. Converse com ele, procure entende-lo e não fale “mal” de outros clientes ou profissionais.

Quando for cobrar por um serviço pense; quem te conhece e sabe seu perfil de trabalho, não irá questionar tanto o preço, mas não abuse em valores e faça sempre o seu melhor;

Se é a primeira vez que está sendo requisitado por indicação, deixe uma boa impressão e cuidado com o que fala o cliente pode fazer um prejulgamento de você;

Clientes “OEM”

Cliente Oportunista. É aquele que só te chama quando há algum “abacaxi para descascar”, ou quando percebem que você não tem trabalho e usar dessa desvantagem para força você e derrubar o preço;

Cliente Especulador. Seu único intuído é cotar seu preço pra negociar com outro profissional.

Cliente “Mão de Vaca”. Desfruta de uma vida farta mas por malandragem ou ignorância titulam você de “CAREIRO”. O cliente desconhece seu custo, normalmente comparam preço avaliando você com outros profissionais. Cada profissional tem um custo para se manter no mercado. Mão de obra não é feirão, o que regem são: (capricho, tempo e conhecimento).

Cliente fiel

Parece ironia, mas é o mais difícil! Quando o cliente confia muito seu você há um peso moral muito grande nessa fidelidade, você tem que ser sempre “perfeito” haverá sempre ligações entre indicações, então se você explorá-lo no preço, ou fazer algum trabalho errado, irá perde-lo e também os que deram origem e derivarem dele.

EXPERIÊNCIA

Experiência profissional. Posso resumir dando envase em tudo que citei anteriormente.  Você precisa ter experiência ou seja, aquilo que você aprendeu com o tempo, e paciência para compreender que você irá se moldar adquirindo bagagem e entre erros e acertos a SORTE é mero acaso.

Reconhecimento profissional. Uma incógnita, talvez você morra e jamais seja reconhecido por seu trabalho, pois você é um ferramenta de uso, lutando por um espaço.

Dinheiro. É o que move tudo a nossa volta. Reconhecimento e dinheiro, são resultados profissionais de tudo que fez e faz. O reconhecimento vem com o tempo e junto o dinheiro. Então, tenha paciência, persista e se dedique dando o seu melhor e respeite seu cliente. Quer o melhor pra si, respeite-o!

Obs; Falei em uma linguagem clara pois não sou provido de curso superior, desculpem-me pelos erros autográficos e de concordância verbal.

Receberei elogios e críticas pelo artigo, mas meu intuito é a troca de ideias e a melhoraria no segmento que atuo.

Autor

Leandro Langone

Profissional Autônomo da Construção civil.

Reflexão: “Não sou o senhor da verdade, mas melhorias se faz com ideias e prática”.