Para quem acreditava que uma boa decoração dependia de um espaço considerável, enganou-se! Pequenos ambientes, quando bem aproveitados, podem ficar incrivelmente charmosos, e sem deixarem de ser funcionais e confortáveis. Valorizar os detalhes é o segredo para ampliar e revolucionar o seu ambiente.

Cuidado com a mobília na decoração:

Um dos artifícios para valorizar um cômodo pequeno é atentar-se quanto ao tamanho e à quantidade da mobília. O melhor é utilizar poucos e pequenos móveis. Sendo assim, o ideal é optar por uma mobília mais compacta, como um sofá com profundidade de 80 cm e com braços mais finos. Abusar dos móveis planejados, ou ainda, da marcenaria são excelentes soluções, já que tudo é feito no tamanho e no modelo apropriado, como, por exemplo, os modelos de criado-mudo com prancha retrátil, ou ainda, com uma mesa volante.

Aposte nas cores claras:

 Tons mais claros e sóbrios são os preferidos, independente da extensão do ambiente, já que transmitem elegância e bem-estar. Contudo, em espaços menores, eles são essenciais, pois ajudam a criar a sensação de amplitude e de maior claridade. Por isso, abuse de revestimentos e de móveis em cores claras, como o branco, o gelo, o bege e o marfim. Prefira investir em cores mais vibrantes nos acessórios, os quais ajudarão a dar um toque a mais. Apostar na madeira, ou ainda, no MDF, também dá muito certo.