Se você crê que é chamado ao ministério, então você é chamado à liderança. É por isso que este livro é muito importante para a sua vida, de maneira que você seja um bom líder para o Senhor Jesus Cristo. Paulo escreveu a Timóteo e disse-lhe que fizesse certas coisas que fariam dele um bom líder. Há bons ministros e maus ministros. Decida ser um bom ministro! Serás bom ministro de Jesus Cristo...

1Timóteo 4.6

Se você será eficaz no ministério, você deve estudar liderança. Toda vez que eu vou a uma livraria, eu me pego gravitando rumo à seção de liderança. Eu já li um incontável número de livros sobre a liderança.

 Eu já estudei este assunto de muita importância. Eu quero ser um bom líder. Coisas boas simplesmente não caem do céu como mangas maduras de uma árvore. Você tem que estudar e descobrir tudo o que há para ser aprendido. É óbvio que não há muitos bons líderes por aí.

Se houvesse, você e eu seríamos capazes de apontá-los sem muita dificuldade! Eu creio que há muitas razões por que há poucos líderes de destaque, mas vamos começar olhando, primeiramente, por que as pessoas não querem ser líderes!

CINCO RAZÕES POR QUE AS PESSOAS EVITAM AS

RESPONSABILIDADES DA LIDERANÇA

1. Muitas pessoas não sabem que são líderes.

Elas não sabem, porque ninguém lhes disse nada! Elas nem sabem mesmo que têm a habilidade de liderar. Algumas pessoas pensam que apenas poucas pessoas nasceram para liderar. Eu não creio que poucas pessoas nasceram para liderar.                                    

 Eu creio que muitas pessoas nasceram com a habilidade de liderar, mas elas não estão preparadas para pagar o preço para se tornarem líderes.

Assim, os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos...

Mateus 20.16

Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos...

Mateus 22.14

A Bíblia nos ensina que muitos são chamados ao serviço. Qualquer pessoa que se rende ao ministério do Senhor Jesus Cristo torna-se um líder automaticamente.

Um ministro do evangelho tem que demonstrar qualidades e habilidades de liderança o tempo todo. Se você é chamado ao Seu serviço, então você é chamado a ser um líder. Você não pode evitar isto!

2. As pessoas temem que serão acusadas e odiadas.

Os líderes são frequentemente acusados de serem ambiciosos. Eles são frequentemente acusados de terem motivações más. Surpreendi-me quando ouvi algumas pessoas me acusarem de estar no ministério por dinheiro. Mas Deus falou comigo e me disse que é inevitável que eu seja acusado. Todo o bom líder tem muitos inimigos. 

A natureza da boa liderança é que faça um caminho e mantenha a direção. Isso significa que você pode passar um cruzamento e magoar algumas pessoas.

E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo...

Lucas 14.27

Há muitos anos, eu disse a um irmão que eu não queria ser um líder em certa comunidade. Eu lhe disse que era uma pessoa quieta e que eu apreciava a minha privacidade.

Eu lhe disse que não queria pregar ou liderar. Mas Deus tinha outro plano para mim e hoje eu sou um líder na casa de Deus. Tornar-se um líder irá custar-lhe sua preciosa vida.

 Eu tenho muito pouca vida particular. A maioria das pessoas sabe muito a meu respeito. Eu sou discutido nos carros e lares das pessoas. Como todos os líderes, eu sou elogiado por uns e criticado por outros.

Essa é a vida de um líder. Isso é o por que de algumas pessoas evitarem a liderança.

Mas Jesus disse que você deveria tomar a cruz e segui-Lo. O cristianismo envolve sacrifício. Vale a pena tornar-se um líder dentro da igreja.

3. As pessoas não querem acabar em desgraça e ódio como tem sido o caso de muitos líderes proeminentes.

Há muitos líderes que acabaram na desgraça após tomarem o manto da liderança.Outros experimentaram dores terríveis e tiveram experiências amargas.

 As pessoas que lideraram crucificaram a alguns. Eu tenho observado pessoalmente como os líderes têm sido recompensados com o mal após muitos anos de serviço.

Eu tenho visto muitas (e eu quero dizer muitas) igrejas lançar fora seu pastor após ele tê-las conduzido por muitos anos. Eu tenho visto pastores ridicularizados e humilhados pelos membros aos quais ministraram por anos e com grande sacrifício.

Eu tenho visto pastores serem rejeitados por causa de assuntos como carros e casa. Que triste! Todos nós sabemos como Jesus foi crucificado após três anos e meio de ministério.

Essa foi a sua recompensa por ter sido uma luz resplandecente ao Seu povo. No meu país, eu tenho visto chefes de Estado mortos de forma não natural após governarem a nação por alguns anos. Nós temos visto juízes serem assassinados a sangue-frio após emitirem juízos que pensavam ser acertado. Quem, então, gostaria de ser um líder em tal ambiente?

Quando você estuda o destino dos líderes ao seu redor, é apenas natural que as pessoas evitem a liderança e escolham uma vida pacata de paz e anonimato.

 Eu posso entender por que alguém permaneceria afastado do mundo dos políticos mentirosos e líderes corruptos. Neste livro, estou insistindo que você tome o manto da liderança cristã.

Eu estou insistindo que você tome o chamado da liderança naigreja. Vale a pena! Os desafios são muito semelhantes aos da liderança secular.

As acusações são frequentemente as mesmas. Mas vale a pena! Os líderes seculares labutam por recompensas humanas, como dinheiro e fama. Mas essas são recompensas perecíveis. Quando você trabalha por Jesus, você receberá uma recompensa eterna.

Eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível...

1Coríntios 9.25

Muitas vezes tenho experimentado as dores de estar na liderança. Mas quando penso nas recompensas que aguardam aqueles que fielmente fazem a vontade de Deus, eu me sinto encorajado. Eu sei que um dia eu ficarei alegre a respeito de tudo.

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

Hebreus 12.2,3

4. As pessoas pensam que não são boas o bastante para serem líderes.

Algumas pessoas pensam que não possuem a estatura do padrão moral para a liderança. Outras pensam que não possuem as qualidades de liderança. Outras sentem que têm problemas pessoais em demasia para se tornarem líderes.

 Elas não podem imaginar serem submetidas às cargas dos problemas das outras pessoas. Eu tenho boas-novas para você hoje! Deus não trabalha com pessoas perfeitas. Ele trabalha com pessoas dispostas.

Ele olha para o coração e Ele compreende a sua fraqueza humana. Se Jesus estivesse procurando perfeição, eu lhe asseguro que nenhum dos discípulos estaria qualificado para as posições de liderança na igreja.

Tomemos Pedro por exemplo, ele traiu o Senhor Jesus três vezes poucas semanas antes de ser ordenado. Ele jurava e amaldiçoava como se não tivesse recebido nenhum treinamento.

Contudo, o Senhor o usou. Tomemos os outros discípulos, que discutiam a respeito de suas posições no céu. “Quem será o maior?” eles indagavam.

E houve também entre eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior.

Lucas 22.24

Após discutirem sobre quem seria o maior, eles abandonaram a Jesus quando Ele mais precisava deles. Você confiaria nesse tipo de gente? Você usuaria esse tipo de gente? Contudo, o Senhor o fez!

Você não precisa ser perfeito para tornar-se líder. Se esse fosse o caso, então não haveria líderes no mundo ou na igreja. Isso não significa que não existam padrões.

Deus espera o mais alto padrão de caráter e moral. Porém, não obstante, Ele trabalha com pessoas imperfeitas. Deus olha o coração. Assegure-se de que o seu coração está correto e Deus será capaz de usá-lo.

Porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

1Samuel 16.7

5. Muitas pessoas são egoístas demais para serem líderes.

Essas pessoas só se importam consigo mesmas. Elas estão contentes em ter a salvação. Elas estão contentes por ter o Espírito Santo. Elas estão contentes por ter prosperidade. Mas elas não se importam com ninguém mais. “Uma vez que estou bem”, pensam elas, “tudo o mais está bem”. Esse é um espírito de egoísmo.

Uma pessoa egoísta não se interessa em receber treinamento ou fazer algum sacrifício para se tornar um líder. Ela não despenderá qualquer energia para ajudar uma alma.

Se Cristo decidisse permanecer no conforto do céu, onde estaria você hoje? Ele ressuscitou do túmulo e você não pode sequer sair da cama.

Eu repreendo esse espírito de preguiça e egoísmo! Graças a Deus por missionários. Graças a Deus por pessoas que viajaram para longe de seus lares, para culturas estrangeiras somente porque queriam ajudar alguém.