O mundo organizacional está gradativamente compreendendo que o investimento em uma boa administração da cadeia de suprimentos pode agregar, e muito, no balanço geral da empresa. Sendo possível assim, entender porque as equipes de compras e logística estão cada vez mais preenchendo posições estratégicas ao invés da antigaatuação operacional.

Há inúmeras forças de micro e macro ambiente que podem a afetar a sua cadeia de suprimentos: a concorrência, ausência de informação e comunicação com fornecedores, efeitos da globalização, incentivos fiscais, variações na demanda do mercado, pressões regulatórias e ambientais, entre outros. Por esse motivo, há necessidade de elaborar uma estratégia que esteja preparada para os diversos adventos que possam prejudicar a efetividade da sua cadeia de suprimentos e gerar impactos no resultado.

Quando acadeia de suprimentos, não opera corretamente, diversos campos da corporação são prejudicados. A gestão da cadeia de suprimentos permite uma melhor fiscalização de indicadores fundamentais para o resultado de uma operação. Alguns indicadores de desempenho monitorados em uma cadeia de suprimentos eficiente são: a qualidade dos produtos e serviços, a velocidade da execução dos processos, o tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, o nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com o valor da demanda.

Nesse cenário de valorização, os profissionais da cadeia de suprimentos estão assumindo papéis cada vez mais estratégicos nas corporações. A expectativa sobre essesadministradoresé que tenham habilidade para desenvolver ações através dacadeia de suprimentos que gerem impacto direto no resultado corporativo. Já não basta que dominem as capacidades técnicas de compras ou logística. Precisam enxergar o todo e transformar suas áreas em centros de resultados.