DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE


INTRODUÇÃO

       Estamos diante de um evento que marcou a história do povo de Deus, não só os Judeus, mas, em todo o mundo, é uma passagem bíblica que nos edifica, alegra, fortalece e nos renova na presença de Deus.
       Tal evento retrata em todos os detalhes a batalha espiritual do cristão com o reino das trevas e/ou as lutas que nos parecem muitas vezes indissolúveis. Contudo ao meditarmos nessa passagem bíblica verificamos que o nosso inimigo, apesar de parecer tão poderoso e imponente, ele tem um ponto fraco e fatal, assim como Davi venceu o gigante Golias em nome do Senhor dos Exércitos, nós também venceremos o Golias que luta contra nossa alma.


"Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. " Rm 8.37.


I. OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS

1. Inimigos numerosos

       Pelas características de lutas dos filisteus e o território por eles ocupados e as narrativas bíblicas não há duvidas que eram de fato um povo numeroso, segue algumas características desse povo:

Nome: Filisteus;
Origem: Descendentes de Cão (Gn 10.14);
Oriundos da Cidade de: Caftor (ilha de Creta) – (Am 9.7);
Passaram a habitar: A beira do Mar Mediterranêo - Atual Palestina, com uma extensão de 80Km de comprimento e 25Km de largura;
Área Geográfica ocupada: Desde Jope até o Sul de Gaza,
Cidades que governavam: Gaza, Asdode, Asquelom, Gate e Ecrom;
Religião: Adoravam dois deuses dos babilônios – Dagom e Astarote, (I Sm 5.2; 31.10);
Golias teve sua origem em: Gate (I Sm 17.4).

Os filisteus eram numerosos (I Sm 13.5), oprimiram Israel por 40 anos (Jz 13.1) no período de (1095 - 1055) a.C.

O exército dos filisteus causava medo em Saul (I Sm 28.5) e nos judeus, em virtude de seus instrumentos de guerra serem os melhores que exitiam na época e seu contingente ser expressivo.

       No livro de Samuel observamos que os filisteus encontra-se em constante guerra contra Israel, nos dando a impressão que o povo filisteus não teria fim.

       Os filisteus eram um inimigo de Israel que não perdiam pelejas contra Israel, exceto por intervenção divina (I Sm 7.7-17).

       Hoje a Igreja de Cristo passa por várias investidas de Satanás, seja na política, mídia, comentários em revistas e etc.., porém, sempre está conosco o Cordeiro de Deus para nos santificar, O Leão da tribo de Judá que nos garante a vitória final. Aleluia!.


Continue lendo...

http://espadaflamejante.blogspot.com/