Reservas feitas antecipadamente garantem maior economia

No entanto, especialistas acreditam que o caso é diferente. Não é a alta procura que influencia nos preços, o que acontece é que o consumidor se acostumou a pagar pouco por passagens aéreas e agora sofre quando as mesmas voltam a custar o valor que deveriam. De qualquer forma, é correto afirmar que comprando as passagens com antecedência, mais economia o consumidor terá. 

As promoções oferecidas pelas empresas aéreas fazem toda a diferença na hora de pesquisar as agências com os melhores pacotes turisticos para a viagem de férias. Geralmente as ofertas ocorrem em horários atípicos, como nos finais de semana e de madrugada. 

Para executivos, que normalmente precisam comprar as passagens em uma data muito próxima da viagem, os preços costumam ser mais salgados. Mas com um pouco de tempo e paciência, ainda sim é possível economizar. As promoções relâmpagos conseguem baratear a passagem de volta quando ela estiver marcada para uma data específica o que se aplica perfeitamente para empresários que costuma passar pouco tempo em viagens. 

É preciso se lembrar que, além da antecedência na compra da passagem, a escolha de dias e horários também influencia. Para economizar, a dica é evitar voos no início da manhã, de 7h às 9h, e no início da noite, das 18h às 20h, quando os assentos são mais concorridos. 

Segundas e sextas costumam ter tarifas mais elevadas. Mas dependendo do destino, a estratégia pode mudar. Se o compromisso for em Brasília, por exemplo,  os dias de semana com maior demanda são terças e quintas-feiras. Para viagens feitas ao exterior, é preciso analisar o melhor dia para efetuar a compra, considerando o período de alta do dólar pelo qual o Brasil está passando.