RELATO DE EXPERIÊNCIA DANÇANDO COM AS DIFERENÇAS

Apresentação 

   

  Este artigo apresenta o relato do desenvolvimento do projeto de Dança no ano de 2009, que contemplou alunos de baixa renda e alunos incluídos na instituição de ensino  Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, localizada em uma região pobre do município de Chapecó.

A Escola de tempo integral, implantada pela Secretaria Municipal de Educação de Chapecó – SC, visa a ampliação das oportunidades de aprendizagem, autonomia e ações sociais, respeitando  diversidades, utilizando currículo específico e ambiente lúdico, sem descaracterizar a função de ensinar da escola. Garante-se a permanência dos alunos por até 9 horas diárias, em um período, o educando freqüenta as salas-referência, estudando as disciplinas da Base Curricular Nacional Comum e Diversificada e, em outro, realiza atividades nos Espaços de Vivência como Laboratórios de Matemática, Ciências e Informática, Atelier, Rádio Escola, Sala de música, entre outros. A dança faz parte destes espaços, auxiliando no desenvolvimento corporal e permitindo ao educando expressar-se melhor, auxiliando-o a desenvolver habilidades como socialização, busca da consciência corporal, sendo uma mediadora para o auto conhecimento e conhecimento do outro. A opção por esta experiência tem o objetivo de mostrar a importância da Dança como atividade física no desenvolvimento motor e social da criança incluída. A escola acredita que é importante estar divulgando e também auxiliando em uma proposta que teve grande valia para nosso espaço e desta maneira, possa estar contribuindo para outro espaço de acordo com as possibilidades que criamos. 

Equipe de Trabalho 

     A Equipe de trabalho é composta pela direção da escola, juntamente com coordenador do espaço de vivência e a professora do espaço de vivencia - A  DANÇA. A professora  tem como função na escola ministrar aulas de dança em seu espaço, sendo que a mesma  é  currículo como as demais disciplinas e todos os alunos de 1ª  a 5ª série participam sem a presença do professor Referência. A professora de dança é a pessoa que esteve em constante presença neste projeto, pois foi ela que o desenvolveu  na turma de 3ª série -  33. 

 

População  

 

     Os alunos beneficiados foram os alunos da 3ª série turma 33, sendo que nesta turma tem uma educanda com catarata congênita (baixa visão) incluída na turma. 

 

 

 

 

Objetivo Geral 

    

 Proporcionar através da dança, o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras  para que o aluno conheça a si mesmo, a seus colegas, as limitações que surgem no decorrer do processo de aprendizagem, o modo como podem usufruir de seu corpo, a maneira de expressar sentimentos, o poder de criar criativamente ao invés de apenas  reproduzir conceitos e movimentos. 

 

Descrição detalhada da Experiência 

 

     As atividades de Dança são desenvolvidas na sala de dança da Escola  Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola em Chapecó.

     As aulas iniciam sempre da mesma maneira. Os alunos ao entrarem na sala de aula ficam em círculo sentados, esperando para realizar o alongamento. São realizadas algumas atividades de aquecimento, onde os educandos caminham no espaço, em diferentes ritmos e em diferentes planos. Nesta manifestação é possível perceber como está a disposição do aluno, como estão se sentindo;  tanto fisicamente quanto emocionalmente para participar da aula.

     Depois destas atividades, são realizados vários exercícios, e os movimentos que surgem no decorrer da aula, são questionados e discutidos. Algumas atividades propostas serão   descritas como: Dança livre ao som de uma musica, dançar livremente criando seu próprio movimento, atividades lúdicas recreativas envolvendo a expressão corporal, cooperação e descontração, montagem de pequenas coreografias como a História de uma Gata e o Jumento, ações da dança: pular, saltar, girar, rolar e deslocar-se, pontos básicos; frente e atrás, direita e esquerda, alto e baixo, rápido e lento, musicalização, escolhe a musica para caracterizar uma coreografia,  exercício de respiração, descontração e concentração.

     Ao longo do processo as atividades que tragam dúvidas aos alunos são explicadas para que possam acompanhar tudo que esta ocorrendo na sala.

     De acordo com Laban (1990), todo o movimento na dança, na arte, é  estudado de maneira sistemática. É, portanto, um trabalho estruturado, de qualidade, que proporciona ao professor entender o que dever ser observado no movimento. Esta é uma questão muito importante ao trabalhar com pessoas não visuais, pois assim o professor pode decidir o que deve ou não ser ensinado.

     A capacidade de se expressar por meio do corpo é intrínseca ao ser humano, é uma característica que se aprimora continuamente, desde as civilizações mais antigas.Nessa medida o movimento se constitui em um dos principais meios de interação entre homem e o mundo a sua volta, desde as ações mais simples até o conjunto de ações simbólicas e complexas que compõem a arte da dança. (LIMA, 2007)

     Observando assim que a dança favorece a consciência do corpo, buscando assim uma integração da mente e emoções por meio das manifestações artísticas.

     Kur Sachs (1967, p.63) na sua caminhada no que diz respeita a Historia Universal da Dança relata que: a dança é a mãe das artes. A música e a poesia existem no tempo, a pintura e a escultura no espaço. Porem a dança vive conjuntamente no tempo e no espaço. O criador e a criação, o artista e sua obra, nela são umas coisas únicas e idênticas. Os desenhos rítmicos do movimento, o sentido plástico do espaço a representação animada de um mundo visto e imaginado, tudo isto é criado pelo homem com seu próprio corpo por meio da dança, antes de utilizar a substancia, a pedra e a palavra para destiná-las à manifestação de suas experiências exteriores.

     No contexto escolar, a dança pode se configurar como um conteúdo que, ao ser trabalhado, viabiliza o caráter culturalmente construído dos nossos gestos e da forma através das quais nos expressamos. Ao buscar potencializar a expressão corporal indica que esta é uma forma de “linguagem, um conhecimento universal, um patrimônio da humanidade que igualmente precisa ser transmitidos e assimilado pelos alunos”. (COLETIVO DE AUTORES, 1992:62)

     A dança no espaço escolar tem como prioridade a questão dos valores morais, pois não é só no espaço onde a criança vive e freqüenta o tempo inteiro, mas também tem que ser levado para seu dia a dia nas suas relações sociais, podendo demonstrar que o trabalho valeu a pena. E também a sociedade onde este praticante da dança esteja inserido possa também visualizar o quanto foi importante a participação dos alunos na aula. Pois sua conduta será diferente a respeitando o outro, si respeitar, ter responsabilidades, poder cumprir regras e principalmente poder transparecer a questão do seu comportamento na escola e na família.  

Resultados 

      Realizando primeiramente uma atuação da turma, observou se que alguns alunos demonstraram-se instigados a participar em um primeiro momento, não havendo uma participação efetiva da turma. Mas ao decorrer do tempo foi conseguido trazer os alunos não participantes para realizar a aula. Conseguiu-se a participação efetiva a partir de conversa e através da observação das aulas.  Os alunos sentados percebiam a alegria em que os que estavam realizando faziam e sentiram se curiosos em estar participando. O fato de ter uma apresentação tornou os alunos instigados a participar para poder colocar o figurino e estar apresentando para os familiares.

      O figurino tem grande influencia na participação dos alunos, pois todos querem ser maquiados, penteados e usar uma roupa diferente. Isso estimula ao aluno a querer dançar e a continuar participando das aulas, pois eles querem estar “bonitos e diferentes”  na presença dos pais, sentindo se assim,  importantes e valorizados. Como a comunidade que participa das atividades na EPC,  muitas não tem acesso as maquiagens as coisas diferentes devido a questão da baixa renda, eles motivam se a dançar,  pois sabem que a dança proporciona estes materiais. É visível nos rostos das crianças quando estão se arrumando para uma apresentação, o quanto eles estão felizes,  sentindo- se valorizados.  São muito vaidosos,  porque ficam horas na frente do espelho  se olhando.

      Realizando uma observação da aluna com baixa visão, a partir do parecer descritivo da professora da sala de recursos onde a mesma freqüentava,  constatou que a educanda em alguns momentos não acredita em seu potencial, queixava-se de dores  e resistia em realizar a atividade proposta. Observando ela nas aulas de dança no decorrer do projeto,  notou-se que a educanda era disposta e interessada a participar, sempre querendo realizar as atividades na parte da frente e sendo sempre a primeira, ao contrário do parecer descritivo da sala de recurso. A aluna sempre queria ser escolhida para realizar  as apresentações que eram feitas na escola. Quando a professora escolhia outros alunos e não ela, era visível sua decepção, só que nunca deixou de realizar as atividades com motivação e sempre disposta.

     A aluna devido a sua deficiência, possui dificuldade no seu desenvolvimento motor - a coordenação motora.  No decorrer da atividade,  a aluna começou a desenvolver se corporalmente, criativamente, a socialização, autos cuidados, agilidade e o desenvolvimento da coordenação motora e principalmente a integração social. As aulas de dança se tornaram um auxilio no seu desenvolvimento. Segundo Laban (1990) a dança na educação tem por objetivo ajudar o ser humano a achar uma relação corporal com totalidade de existência.

     Marques (1999) argumenta que a dança para a criança com deficiência, possibilita a integração entre os indivíduos nos processos criativos e interpretativos de dança em sala de aula, trabalhando com pluralidade cultural. Propiciando uma aceitação, valorização e a experiência de que diferentes corpos criam diferentes danças e de que não necessitamos de um corpo perfeito, segundo os padrões sociais, para nos expressar e comunicar.

     Em uma determinada aula, faltando trinta dias,  a professora escolheu alguns alunos para participar da apresentação de Frevo no dia da festa Julina da escola, sendo que a aluna com baixa visão foi escolhida para participar. Ela ficou tão feliz e radiante com a escolha da professora que todos os dias que a professora passava por ela no corredor,   queria saber quando iria ensaiar. Assim observa -se que a dança vai muito alem de uma seqüência de passos em um determinado ritmo. Que a dança integra o corpo, movimento, expressão e sentimento. Os ensaios para esta apresentação foram realizados separadamente da turma, onde foi passado alguns passos de frevo e adaptando outros as necessidades dos educandos. A educanda sentia se maravilhada com os ensaios, teve uma demora para conseguir pegar os passos, devido as suas limitações. A professora sempre foi exigente, compreendia suas limitações, mas sabia das suas potencialidades, não deixando a aluna fazer corpo mole. Passados os ensaios,  chegou o dia da apresentação. A aluna foi a primeira que chegou na escola para se arrumar. Foi feito um rabo de cavalo nas meninas e passado gel nos cabelos dos meninos com gliter,  maquiagem e colocado o figurino do Frevo com os guarda chuvas. Percebia  felicidade de todos os educandos,  mas a menina com baixa visão mostrava-se diferente, passava um tempo olhando-se  no espelho e se  admirando. Fizeram a apresentação no ginásio da escola.  Para ela era algo novo,  com muitos olhares,  uma platéia.  Percebeu-se  o quanto para a vida dela foi importante estar participando desta apresentação. 

 

Avaliação 

 

     Alguns desafios enfrentados no dia a dia do professor da Escola Parque Cidadã  Leonel de Moura Brizola que deve ser abordado,  é a questão da indisciplina,  deles estarem  respeitando o outro e até  mesmo si respeitando, por isso se vê a importância de trabalhar na dança e nas outras disciplinas, projetos que visam os valores, o respeito de si mesmo e dos outros. E a dança como proposta pedagógica é de grande importância e um auxiliador, pois na dança trabalha a questão do corpo, do eu, do corpo do meu colega, quais são os limites, até onde posso ir. Todos estes elementos a dança trabalha e de maneira prazerosa, pois a música é grande auxiliador no desenvolvimento das aulas.

     Observa-se através das aulas, os sentimentos que os alunos tem em relação a dança. Tendo como oportunidade de possibilitar uma maior liberdade para se movimentar,  sentir se mais segura e independente, e também a questão do repertório motor, vai proporcionar diversos movimentos em diferentes planos e diferentes ritmos.

     Através desse projeto,  confirma que toda pessoa é capaz de criar, recriar contribuindo para a relação da vida e valores, basta ela querer. 

 

Considerações Finais 

 

      A dança na escola torna se para o aluno um campo de muitas experiências do movimento humano, um resgate cultural e social do ser humano. Sendo que temos que estar em mente que a ensinar dança na escola vai muito além de reproduzir o que se vê na mídia, ou o que o professor trás pronto de casa. Que ensinar a dançar é vivenciar , criar, expressar, brincar com o próprio corpo, descobrindo diferentes e imagináveis movimentos.

      O aprendizado de dança integra o conhecimento intelectual, habilidade corporal, criatividade do aluno, atingindo ele como um todo. Desenvolvendo aspectos emocionais, sociais, corporais, aprendizagem, autonomia e integração. Percebe se que a dança é de grande importância  para a pessoa com deficiência visual, pois contribui para o beneficio físico, social e psíquico. Proporcionando uma melhor consciência corporal, conhecendo seu próprio corpo. Descobrindo possibilidades de diferentes movimentos.

     Em uma maneira geral a dança proporcionou e contribuiu a esta turma uma maior socialização, melhorando sua auto confiança e promovendo a inclusão. Onde futuramente possam estar buscando seu espaço na sociedade como cidadãos atuantes e participativos.  
 
 

Referências Bibliográficas 

 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

KUR SACHS.  História Universal da Dança. Enciclopédia Barsa. São Paulo: 1967.

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LIMA, CÍCERA A. A influência das atividades rítmicas no desenvolvimento psicomotor. Monografia de Educação Física. Presidente Prudente: UNESP, 2007.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.