DANÇA : SAÚDE ,ATIVIDADE FÍSICA E ARTE

 

 

INTRODUÇÃO

 

Como notamos cada vez mais sendo divulgados pelas mídias os prazeres e benefícios da dança (não apenas os biológicos), assim vem conseguindo adeptos de todas as idades com objetivos de se tornar o corpo saudável.

Nesse sentido, a dança é vista como atividade estético-social devido a sua ação organizada e coordenada que colabora no aspecto social e no comportamento e expressão individual. Já na saúde, a dança é tida como exercício que atua na sustentação do corpo, na contração muscular, no controle motor, na respiração, na resistência cardiopulmonar e no lado emocional, fortalecendo o organismo (Chateaubriand, 2011). Isto posto, percebemos, de maneira clara, uma dualidade na estrutura conceitual da dança: por um lado ela pode (dentre outras coisas) ser considerada como uma atividade física relacionada à obtenção de saúde e de uma melhor aptidão física; por outro, ela é tida como uma arte expressiva que trabalha (como poucas artes fazem) a estética corporal de modo significativo.

Dessa forma, este estudo justifica-se devido a importância da dança como forma de expressão artística que oportuniza a aquisição de habilidades físicas e promoção da saúde assim como a construção de conhecimento e a consciência crítica.

 (Continua o artigo em arquivo PDF)