DA GERAÇÃO DE LUCROS À RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NA KENUSA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ROUPAS LTDA

RESUMO

Em vista do fato das organizações privadas estarem buscando algum tipo de responsabilidade social, e consciente do fato de que nem todas elas sabem o que é responsabilidade social ambiental, iniciou-se um estudo em busca de respostas para tal questão juntamente com uma solução para o problema: o que fazer com os resíduos de matéria-prima?

O projeto foi desenvolvido na Kenusa Ind. & Comércio de Roupas LTDA, com sede própria, localizada no centro de Francisco Beltrão. A empresa tem 33 anos no mercado de confecções atingindo todo o Paraná e alguns outros estados brasileiros.

O estudo decorreu das pesquisas bibliográfica, qualitativa, exploratória e estudo de caso onde foi analisado todo o processo produtivo desde a chegada do fio até o corte, fato este importante para a pesquisa, pois é neste ponto que surgem os restos.. Estudaram-se todas as hipóteses de reaproveitamento até encontrar a melhor e mais viável que é a de doar todos os resíduos para pessoas que realizam algum tipo de trabalho visando à reutilização dos retalhos.

A solução do problema se deu pelo reaproveitamento de pessoas e entidades que fazem artesanato. Alguns para revender e tirar dali seu sustento e para outros somente o fato ocupar o tempo e fazer para si objetos que serão úteis em seu dia-a-dia. 

Palavras-chave: Responsabilidade Social Ambiental. Processo Produtivo. Reaproveitamento. Doação. Artesanato.