Daiane Rafalski[1]

Vagner Piccinin[2]

Wanderléia Kochhann[3]

Lidiane Ribeiro da Veiga[4]

INTRODUÇÃO 

A contabilidade de custos no setor de logística é muito importante para o sucesso da empresa no mercado competitivo atual, sendo necessário um planejamento estratégico dos custos envolvidos na logística, quanto a armazenagem e transporte, para que estes sejam otimizados sem afetar a qualidade dos serviços, oferecer preços baixos e competitivos e ainda aumentar os lucros da empresa, sem que a mesma perca valor no mercado.

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma breve análise sobre os custos logísticos, em relação a armazenagem, estocagem e transportes, conforme estudado e difundido entre vários autores. Serão apresentados conceitos de custos de logística, suas subdivisões, suas principais características, levando em conta as diferentes alterações e controles que devem ser seguidos e observados.

O controle efetivo e correto nos mais diversos tipos de custos e suas implicações no controle financeiro da empresa depende das análises realizadas pelo contador, e por ele apresentadas aos gestores, administradores, para que ambos possam melhor gerir estes custos e assim tomar decisões estratégicas para a manutenção da empresa no mercado competitivo e obter maiores lucros.

O presente estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas, de diversos autores sobre o tema em questão, Custos de Logística, e está estruturado da seguinte forma: apresentação de conceitos, divisões da logística e principais métodos de redução de custos de logística, ou seja, maneiras mais eficientes e ética para reduzir os custos de logística.

[...]