Decoração de casamento

Segundo uma pesquisa realizada pelo site “Quem Casa Quer Site”, o brasileiro gasta, em média, 40 mil reais para realizar uma festa de casamento. Esse valor é referente às cerimônias com 80 até 120 convidados, incluindo o aluguel do espaço para eventos, vestido de noiva, terno do noivo, igreja, decoração, buffet e profissionais de foto e vídeo.

Esse estudo foi realizado com 500 noivos que celebraram suas uniões entre maio e dezembro do ano passado. Entre todos os entrevistados, 12% vivem no Rio de Janeiro, 30% em São Paulo, 10% em Minas Gerais, 15% em regiões do Sul e 33% em outros Estados do Brasil.

A ferramenta usada para chegar aos dados finais da pesquisa partiu do planejamento financeiro oferecido pelo próprio site. Qualquer casal pode acessar o “Quem Casa Quer Site” e fazer sua própria cotação, inserindo os gastos e recebendo avisos sobre o vencimento das contas com os fornecedores. É uma boa forma de controlar as despesas sem estourar o orçamento.

Gastando mais do que tem

Outro dado importante apontado pela pesquisa é o de que 50% dos casais gastaram mais do que o orçamento previsto no começo da organização. O valor médio inicial foi de 30 mil reais.

O CEO do site de casamentos, Dionatan Boeger, explicou que os noivos não escolhem as opções econômicas, mas sim as que mais combinam e atendem aos desejos dos pombinhos.

“Muitos casais gastam mais do que o esperado, justificando que a festa é um momento único e merece essa permissão. A maioria dos noivos se deixa levar pela emoção”, afirmou.

Entre os serviços que mais desviam a verba inicial, estão os especializados, como DJs, fotógrafos, papelaria e filmagem.