Que os cursos de idioma agregam e muito na formação acadêmica de crianças e jovens em fase escolar já é se sabe. Outro aspecto em que essa atividade paralela à escola tradicional pode agregar é na questão da socialização, sobretudo para crianças tímidas ou até mesmo que sofrem bullying no ambiente escolar.

Frequentar um segundo ambiente com pessoas, dinâmica de aula e assuntos diferentes, diversifica o convício social e cultural da criança ou adolescente, que expande seu leque além do universo da escola tradicional, muitas vezes engessado e sem atrativos.

É importante, no entanto, proporcionar a esses jovens um estudo de línguas diferenciado, que não seja uma extensão das aulas que ele já assiste no colégio: escolas com métodos diferenciados e com turmas menores, que propiciem interação e comunicação, devem ser as escolhidas para enriquecer a educação dos jovens.

Jovens demandam desafios e estímulos para o aprendizado

A capacidade de crianças e adolescentes em absorver e assimilar novas informações é incomparável. Da mesma forma, um idioma novo encontra terreno fértil para se fixar em uma mente ávida por conhecimento e estímulos.

Nesse contexto, envolver os jovens em atividades que estimulam seu desenvolvimento intelectual e linguístico é obrigatório para aqueles pais que possuem condições financeiras de investir na educação dos filhos e que não precisam ter medo em sobrecarregá-los. Afinal, é nessa época em que as pessoas estão mais abertas a aprender novos conteúdos.

O resultado será não apenas um melhor currículo ou preparo para os processos seletivos que virão: o ganho ao matricular jovens em escolas de idiomas – sobretudo as que contam com métodos inovadores, que provocarão o jovem a se envolver no seu próprio processo de aprendizado – vai muito além do fator acadêmico.

Além do novo conteúdo aprendido, o jovem matriculado em um curso de inglês conta também com um novo círculo de convívio, no qual pode, muitas vezes, se libertar de situações vividas na rotina escolar, fazendo com que esse ambiente desfavorável não seja o ponto principal da vida desse jovem, que terá outras boas experiências para viver em um novo ambiente.